Sobre a Biblioteca

Histórico

Criada em 1948 simultaneamente à Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAUUSP), a Biblioteca da FAUUSP é uma das mais importantes bibliotecas universitárias especializada nas áreas de arquitetura, urbanismo, design e artes visuais. É também responsável por um dos maiores acervos de desenhos originais de arquitetura existentes em universidades brasileiras.

Funcionando inicialmente em prédio doado pela família Alvares Penteado na rua Maranhão – a Vila Penteado, projetada por Carlos Ekman –, o curso de graduação e a biblioteca foram transferidos em 1969 para a Cidade Universitária, em edifício de autoria de João Batista Vilanova Artigas.

Com o passar dos anos, a Biblioteca enriqueceu sua coleção bibliográfica e ampliou suas atividades e setores, sempre oferecendo serviços diferenciados de auxílio à pesquisa na sua área de abrangência como, por exemplo, o Índice de Arquitetura Brasileira, criado em 1950, a partir da indexação de artigos de revistas nacionais de arquitetura. Na década seguinte, foi criado um setor para abrigar a coleção de materiais especiais, em suportes variados, dentre os quais destacam-se os negativos em vidro do Escritório Técnico Ramos de Azevedo, fotografias de obras arquitetônicas e interiores, diapositivos e os desenhos originais de importantes arquitetos, engenheiros e escritórios paulistas ligados ao projeto e à construção.

A partir de 1972 a Vila Penteado passa a abrigar a Pós-graduação da FAUUSP e, em 1974, é criada, nesse mesmo edifício, uma biblioteca ramal que passou a ser chamada Biblioteca da Pós-Graduação, inicialmente composta pelas aquisições dos acervos das empresas de planejamento Asplan S.A. e Sagmacs. Paulatinamente, foram acrescentados os materiais de referência para as disciplinas ministradas na pós-graduação, doações de acervos de professores, trabalhos programados dos discentes, dissertações e teses.

As atividades desempenhadas em uma biblioteca demandam profissionais especializados que, apesar de teoricamente divididos em seções com atribuições específicas, precisam trabalhar em sintonia.

Os profissionais da Biblioteca da FAU estão agrupados da seguinte nas seguintes seções:

Equipe

Chefia Técnica

Mônica de Arruda Nascimento

Gisele Ferreira de Brito

bibfau@usp.br – 3091-4558

 

Seção de Apoio Administrativo

Juliana Silva Lins

Rosilene Lefone

Renata Aparecida de Fonseca Abreu

bibfau@usp.br – 3091-5038

 

Seção Técnica de Atendimento ao Usuário

Celia Campos da Cruz

Fernanda Cezar Ribeiro

Juliana Silva Lins

Beatriz Gonçalves Nogueira dos Santos (estagiária)

bibfauatend@usp.br – 3091-4679/ 4519

 

Seção Técnica de Atendimento e Processamento (FAU Maranhão)

*A equipe está trabalhando na Biblioteca do campus Butantã, durante a reforma na Vila Penteado.

 

Lilian Leme Bianconi (Chefe)

Paulo Cesar dos Santos

bibfaumar@usp.br – 3091-4679 (telefone temporário, campus Butantã)

 

Seção Técnica de Materiais Bibliográficos

Leticia de Almeida Sampaio (Chefe)

Amarílis Montagnolli Gomes Correa

Juliana Silva Lins

Paola de Marco Lopes dos Santos

Rosilene Lefone Macia Garcia

aquisicaofau@usp.br – 3091-5083/ 4307/ 4533/ 2648-1668/1669

 

Seção Técnica de Materiais Iconográficos

Gisele Ferreira de Brito (Chefe)

Cristiano Morais da Trindade

Eliana de Azevedo Marques

maticon_bibfau@usp.br – 3091-4518/ 1577

 

Seção Técnica de Preservação e Conservação de Materiais

Maria Satiko Matsuoka (Chefe)

Eunice Falqueiro dos Santos

Lisely Salles de Carvalho Pinto

obrasrarasfau@usp.br – 3091-4678

Comissão Assessora

A partir da publicação da Portaria nº 12, de 8 de junho de 2016, passou a chamar-se Comissão Assessora da Direção ao Serviço Técnico de Biblioteca, à qual compete “determinar normas e procedimentos, implementar programas didáticos, de pesquisa e extensão junto ao Serviço Técnico”.

 

Em 2019, foi reformulada a composição da Comissão, que passou a contar com coordenadores didáticos além dos representantes docentes dos três departamentos (Portaria nº 02, de 17 de janeiro de 2019).

 

A Comissão se reúne mensalmente e está aberta para comunicação: conselhobibfau@usp.br

Composição

Conforme Portaria nº 13, de 22 de março de 2019. A nova gestão da Comissão Assessora está composta pelos seguintes membros:

 

Coordenadoras didáticas:

Profa. Dra. Mônica Junqueira de Camargo (Coordenadora)

Profa. Dra. Tatiana Sakurai (Vice-Coordenadora)

 

Membros:

Profa. Dra. Flávia Brito do Nascimento – Representante titular do AUH

Profa. Dra. Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno – Representantes suplente do AUH

Profa. Dra. Myrna de Arruda Nascimento – Representante titular do AUP

Profa. Dra. Ana Cláudia Castilho Barone – Representante suplente do AUP

Prof. Dr. Leonardo Marquei Monteiro – Representante titular do AUT

Prof. Dr. João Carlos de Oliveira Cesar – Representante suplente do AUT

Amarílis Montagnolli Gomes Corrêa – Chefe do Serviço Técnico de Biblioteca

Allan Pedro dos Santos Silva – representante titular do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo
Leandro Leão Alves – representante discente do curso de pós-graduação

*No momento não há representantes discentes do curso de graduação em Design

**Convidados: Chefes das Seções Técnicas da Biblioteca e, conforme a demanda, especialistas da FAU.

 

 

Calendário de reuniões – 1º semestres/2019 – a partir das 14h30

13 de março
3 de abril
8 de maio
5 de junho

 

Seção Técnica de Atendimento ao Usuário

Responsável por prestar desde orientações básicas na recepção e sobre o funcionamento geral das demais seções, até orientações qualificadas quanto às melhores práticas para levantamento bibliográfico; consulta ao catálogo bibliográfico, bases de dados nacionais e internacionais, catálogos exclusivos da Biblioteca da FAU – Índice de Arquitetura Brasileirae Catálogo da Coleção Iconográfica; orientações quanto a normas para formatação de trabalhos acadêmicos; redação científica; operações de empréstimo e devolução de itens da coleção; e serviço de empréstimo entre bibliotecas e comutação bibliográfica.

A Seção é responsável também pela orientação às equipes editoriais de revistas publicadas pela FAU e manutenção das redes sociais da Biblioteca.

Seção Técnica de Materiais Bibliográficos

Responsável pelo desenvolvimento e gestão da coleção bibliográfica (seleção, aquisição e catalogação) que inclui livros, folhetos e revistas nacionais e internacionais; pelo tratamento especial de coleta e catalogação da Produção Científica Docente da FAUUSP publicada nas mais variadas fontes de informação e formatos.

 

Destacam-se na coleção títulos reconhecidamente importantes dentre os quais as revistas brasileiras Acrópole, Módulo e Habitat.

A equipecolabora ainda com a Seção Técnica de Produção Editorial (LPG) confeccionando a ficha catalográfica para as publicações da FAUUSP.

Seção Técnica de Materiais Iconográficos

Responsável pelas atividades de gestão da coleção iconográfica que compreende o recebimento das doações; catalogação; digitalização e conservação digital; questões legais e burocráticasrelacionadas a direito de uso de imagens; controle de empréstimo de itens para exposição; e o atendimento especializado aos mais diversos públicos: alunos de graduação e pós, docentes e pesquisadores da FAUUSP e de outras instituições; veículos de comunicação; escritórios de arquitetura; museus; editoras e outros pesquisadores. Atua em conjunto com a Seção de Preservação e Conservação de Materiais no que diz respeito aos itens dessa coleção e da coleção de mapas.

 

A Seção abriga a coleção de mapas, fotografias, negativos, negativos em vidro, diapositivos, microfilmes, gravações de áudio e vídeo, gravuras, cartazes e desenhos originais de projetos de arquitetura (cerca de 140.000) como por exemplo, Teatro Municipal (Ramos de Azevedo); Edifício Copan (Oscar Niemeyer); Sede do jornal O Estado de São Paulo (Jacques Pilon); Teatro Cultura Artística (Rino Levi); Vila Serra do Navio (Oswaldo Bratke); FAUUSP e Edifício Louveira (João Batista Vilanova Artigas) entre muitos outros projetos e arquitetos renomados.

Seção Técnica de Preservação e Conservação de Materiais

Conta com um laboratório equipado com aparelhos e materiais adequados para a preservação de acervo e equipe especializada, com experiência nacional e internacional, responsável pela elaboração de políticas preventivas de conservação; pela conservação e por reparos nos documentos com suporte em papel; e pela coleção de Obras Raras e Especiais das quais se destacam livros dos séculos XVI e XVII.

A equipe é referência no trabalho que desenvolve e por isso participa e organiza seminários, workshops e campanhas de manuseio apropriado de todos os materiais da Biblioteca da FAUUSP.

Seção de Técnica de Atendimento e Processamento – FAU Maranhão

Criada para suprir a distância entre os edifícios da FAU e dar o apoio necessário aos docentes e alunos de Pós-Graduação, a seção executa quase todas as atividades inerentes à uma biblioteca. Gestão administrativa e gestão da coleção (aquisição e catalogação), além dos serviços de atendimento ao público: empréstimo/renovação/devolução; empréstimo entre Bibliotecas para usuários da FAU e de outras instituições; orientação quanto aos recursos de informação da biblioteca e do sistema; realização de levantamentos bibliográficos; e normalização técnica para a apresentação de trabalhos acadêmicos.

 

Depositária das versões impressas das Dissertações, Teses de Doutorado e de Livre Docência defendidas na FAUUSP, colabora com a Secretaria da Pós-Graduação para a submissão desses trabalhos na Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP.

Seção de Apoio Administrativo

Responsável pelas demandas administrativas da Biblioteca como requisições para compra de materiais, controle do almoxarifado, solicitações de serviço de manutenção, distribuição de correspondência administrativa, entrega e recebimento de documentos no Serviço de Expediente etc.