Canteiro experimental

Canteiro de Espaços Experimentais para a Arquitetura
“Antonio Domingos Battaglia”

Um dos seus mais significativos objetivos é ajudar a (re)encontrar para a formação do arquiteto as importantes ligações entre a idealização e a prática construtiva. Através dos exercícios e da pesquisa, ampliar o conhecimento na área da construção voltado especificamente para os interesses do ensino da arquitetura. 

A proposta de trabalhar as diversas possibilidades construtivas com os estudantes do curso de graduação existe, na escola, há alguns anos. 
O professor que dá o nome ao equipamento foi um dos pioneiros a trabalhar essa proposta, em 1992, quando o Departamento de Tecnologia da Faculade de Arquitetura e Urbanismo iniciou a inclusão da prática construtiva no grupo de disciplinas de construção.

Naquela ocasião, esse trabalho foi realizado pelos professores Antonio Domingos Battaglia, Elisabetta Romano e Erica Yoshioca.
Na falta de um espaço específico para a atividade, esses primeiros exercícios foram desenvolvidos no canteiro de obras montado pela empresa que construía o edifício anexo onde estão as oficinas do Laboratório de Modelos e Ensaios – LAME.

fotocantbranca1
Aspecto do terreno em junho de 1997

Em 1997 a FAU começa a implantar em espaço apropriado e de maneira definitiva o projeto para canteiro experimental englobando uma área, de 3.000 m², contígua ao pátio de cargas do Laboratório de Modelos e Ensaios.

Ao adotar como partido uma estrutura tensil para a cobertura, além de explicitar a característica experimental das atividades ali desenvolvidas, procurou-se estabelecer com leveza um espaço integrador das diversas operações que podem ocorrer no canteiro. Pretende-se que neste ambiente transparente que os trabalhos realizados estimulem a observação e a participação dos estudantes.
A rapidez da montagem também foi um fator importante para essa escolha.

O Canteiro Experimental está implantado em uma área com 3.000m2, dos quais 380 m2 são cobertos por uma lona tensionada, onde estão abrigados equipamentos como: betoneiras, mesas vibradoras, tampos de trabalho, etc.. Dispõe de baias para estoque de material a granel e tanques de cura para peças especiais.
Existem ainda: uma bancada especial provida de pontos com energia elétrica para conexão de ferramentas manuais e uma bancada com cubas e pontos de água para trabalhos diversos.

A parte coberta possui piso estruturado em concreto armado, possibilitando variada utilização. Todo o restante do terreno está com o solo natural para aplicação de exercícios específicos.

canteiroequipa

Aspecto do terreno em junho de 1999

Expediente 

De segunda a sexta das 8h30 às 21h30 e retirada de material até às 19h00.

E-mail: reginaldoronconi@gmail.com

Telefone: +55 (11) 3091 4368

 

Prof. Dr. Reginaldo Ronconi

Coordenador Didático

Equipe

Romerito Fonseca Ferraz