Residência

Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo 2015/2016

Planejamento e Gestão Urbana

O Programa de Residência em Arquitetura e Urbanismo faz parte das preocupações da FAU USP desde o início dos anos 2000, pensado como modelo de integração entre ensino e prática profissional nos moldes da residência em áreas de saúde. No espaço de tempo transcorrido desde então várias foram as tentativas de implementá-lo, o que finalmente ocorreu. O primeiro programa na área de Planejamento e Gestão Urbana foi desenvolvido a partir de dezembro de 2015, em importante parceria entre a FAU e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano da Prefeitura Municipal de São Paulo. Em novembro de 2016 realizou-se a formatura da primeira turma com 32 participantes.

A presente publicação, em dois volumes, procura resgatar um pouco dessa experiência, incluindo suas motivações, história, funcionamento e produtos.

Inicialmente há uma apresentação do programa, em texto de autoria conjunta das coordenações do Programa na FAU e na SMDU, que contextualiza e relata a experiência. Segue-se outro produzido pelo conjunto de residentes, apresentado como discurso de formatura, expressando e avaliando a experiência discente.

Em seguida, apresentam-se os artigos que constituem os trabalhos finais (monografias) dos residentes. Traduzem sua imersão nas práticas municipais, agregando as percepções e críticas sobre esses processos à elaboração acadêmica. Expressam reflexões e sugestões em contribuição – ainda que preliminar – à qualificação de políticas locais e sua gestão.

Os trabalhos estão organizados segundo eixos temáticos, para facilitar a leitura e a compreensão das diferentes aproximações. Os eixos são complementares e associados, dado que todos os artigos se incluem nas grandes áreas do planejamento e gestão urbana.

Anexo – Volume I

Anexo – Volume II