Departamento de Tecnologia da Arquitetura (AUT)

Livro 50 anos de AUT

TypeItem

pdf
AUT 50 anos - 1964-2014 Uma reflexão sobre o passado e o presente para uma visão do futuro

Apresentação

O Departamento de Tecnologia da Arquitetura (AUT) foi constituído em 18 de novembro de 1964, tendo como primeiro chefe o Prof. Dr. José Carlos Figueiredo Ferraz, fazendo também parte do colegiado os professores Telêmaco Hipólito de Macedo van Langendonck, Ariosto Mila, Guilherme do Amaral Lyra, Paulo Sampaio Wilken, Léo Quanji Nishikawa, John Manoel de Souza, Aluísio Fontana Margarido, José de Ribamar e Silva e o representante do Grêmio da FAU, o aluno Carlos Eduardo Zahn, conforme primeira ata de reunião do departamento, de 18.11.1964.

O Departamento está estruturado para operar, desde 2011, com 34 docentes em seu quadro, momento este em que o Curso de Design formou sua primeira turma e os dois cursos passaram a atuar de forma plena. No entanto, o AUT conta, atualmente, com um corpo docente de somente 25 professores efetivos e 2 temporários, alocados nos dois Cursos de graduação, em Arquitetura e Urbanismo e em Design. O Departamento está estruturado, na graduação, em três grupos temáticos de disciplinas, a saber: a) Construção, b) Conforto Ambiental e c) Metodologia. Os docentes, em geral, concentram suas atividades de docência dentro de um destes grupos temáticos, porém, tem-se estimulado, mais recentemente, a participação dos docentes em atividades que ultrapassam os seus grupos de origem..

O Departamento abriga 53 disciplinas de graduação do Curso de Arquitetura e Urbanismo, bem como 20 disciplinas de graduação do Curso de Design, entre obrigatórias e optativas, incluindo as disciplinas ministradas por 30 docentes de diversos Departamentos da Escola Politécnica e do Instituto de Matemática e Estatística da USP. Além disso, docentes deste Departamento são responsáveis por 21 disciplinas de Pós-Graduação da FAUUSP, nos Programas em Arquitetura e Urbanismo ou em Design da mesma Faculdade, sendo que 19 docentes estão atualmente credenciados para orientação de mestrado e/ou doutorado destes programas. Além disso, 2 docentes deste Departamento também participam de programas de pós-graduação de outras unidades da USP.

O corpo docente deste Departamento é responsável e atua em quatro laboratórios de pesquisa da FAUUSP, vinculados a esse Departamento: o LABAUT – Laboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética, criado em 2001, o LCC – Laboratório de Culturas Construtivas, criado em 2012, o RELAB – Laboratório de Representações da Arquitetura e do Urbanismo, criado em 2015 e o LABMAT – Laboratório de Materiais da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, criado em 2018. Os docentes deste Departamento também participam de núcleos de apoio à pesquisa subordinados à Pró-Reitoria de Pesquisa da USP, como o NUTAU – Núcleo de Pesquisa em Tecnologia da Arquitetura e Urbanismo, o NAPPLAC – Núcleo de Apoio a Pesquisa, Produção e Linguagem do Ambiente, o USP-CIDADES, o NAWEB – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Ambientes Colaborativos na Web e o INCLINE – Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas.

Docentes do Departamento também atuam em duas seções de apoio didático da FAUUSP: 1) Canteiro Experimental “Antônio Domingos Battaglia”, desde 1997 e 2) Atelier de Escultura “Caetano Fraccaroli”, desde 1987.

A título de prestação de serviços à comunidade, os docentes do AUT têm atuado como consultores ou assessores em projetos de arquitetura e urbanismo, e em design, nas áreas de tecnologia da construção, conforto ambiental e metodologias aplicadas à tecnologia da arquitetura e do urbanismo e do design, além de participarem da docência em cursos de especialização e de extensão, principalmente daqueles aprovados e reconhecidos pela Universidade de São Paulo.