Alunos FAUUSP

Informações sobre mobilidade outgoing para os alunos da FAUUSP

Instituições de Ensino Parceiras

Intercâmbio Acadêmico - Graduação

Antes do intercâmbio

Para iniciar o processo de intercâmbio

O aluno interessado em intercâmbio pela FAUUSP deverá participar e ser aprovado dos editais de seleção interna.

Os editais são divulgados via e-mail pela Comunicação FAU.

Somente após a aprovação e seleção pelo edital o aluno será nomeado e fará sua aplicação na IES escolhida.

Resumo_mobilidadeOUT

Regularização nos sistemas USP

Todo aluno que for estudar no exterior deverá regularizar sua situação nos sistemas da USP. Ou seja, tanto aluno que foi indicado pela FAU e USP (via editais da FAU, AUCANI, AUSPIN), ou então de forma independente (Freemover).

Para regularizar sua situação nos Sistemas da USP (Mundus e JupiterWEB), o aluno deverá entregar os documentos abaixo para a CCInt FAU:

Formulário de Regularização de Matricula

– Plano de estudos do que pretende cursar durante o intercâmbio (se você não tiver um Plano de Estudos / Learning Agreement feito pela IES de destino, pode usar esse Modelo de Plano de Estudos )

Termo de Compromisso;

– Carta de aceite da instituição estrangeira;

– Resumo escolar atualizado;

Os documentos deverão ser entregues pessoalmente na ordem especificada acima ou por e-mail para mobilidadefau@usp.br .

Essa documentação deverá ser entregue antes da saída para o intercâmbio. Caso falte algum documento, favor avisar e encaminhar via e-mail assim que possível.

No próximo semestre, ao consultar sua situação no Sistema JúpiterWEB, deverá constar: “Cursando disciplinas no exterior”.

Observação 1: Se você foi contemplado com alguma bolsa, favor entregar os documentos o quanto antes. Se caso você não tiver algum dos documentos citados, entregue a Requisição de Regularização de Matrícula e o Termo de Ciência. Conforme tiver / receber os demais documentos, encaminhe-os para o Escritório Internacional da FAU.

Observação 2: Se você prorrogará seu intercâmbio (ou seja, se ficará mais um semestre além do previsto, não ultrapassando o período de 1 ano), deverá enviar os documentos abaixo por e-mail:

Formulário de Regularização de Matricula – Prorrogação

– Documento da IES Estrangeira autorizando a prorrogação (e-mail, carta ou declaração)

– Documento da USP autorizando a prorrogação (quando necessário)

Na IES Estrangeira

É importante lembrar que o aluno no exterior deverá cursar ao menos 180 horas no semestre para validar seu intercâmbio no retorno à FAU.

Porém, algumas escolas podem pedir que o aluno faça um programa específico com disciplinas e carga horária mínima superior ao da FAU. O aluno deverá respeitar e seguir essas orientações da IES parceira.

Caso o aluno tenha dúvidas se alguma das disciplinas que queira cursar no exterior poderá ser validada na FAU, recomendamos que consulte a CGFAU.

Certificado Chegada e Saída

LEIA MAIS
Durante a mobilidade

Na IES Estrangeira

O aluno deverá solicitar ao Escritório Internacional da IES Estrangeira onde irá estudar a assinatura do documento que comprova o período de início e término dos estudos.

Lembramos que o aluno deverá devolver o documento via e-mail.

Certificado Chegada e Saída

ATENÇÃO

É importante lembrar que o aluno no exterior deverá cursar ao menos 180 horas no semestre para validar seu intercâmbio no retorno à FAU.

Porém, algumas escolas podem pedir que o aluno faça um programa específico com disciplinas e carga horária mínima superior ao da FAU. O aluno deverá respeitar e seguir essas orientações da IES parceira.

Caso o aluno tenha dúvidas se alguma das disciplinas que queira cursar no exterior poderá ser validada na FAU, recomendamos que consulte a CGFAU.

http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-cog-no-4605-de-4-novembro-de-1998

LEIA MAIS
Após o intercâmbio

O aluno quando retornar à FAU deverá se atentar aos prazos e procedimentos para solicitar à Comissão de Graduação (CG FAU) o aproveitamento dos estudos.

“Pelas disciplinas cursadas no exterior, o aluno receberá o número de créditos que a Comissão de Graduação estimar corresponderem às disciplinas em que comprovadamente logrou aprovação, dentro do limite de 50% do exigido por cada Departamento para as optativas, a saber: 1 AUH/1 AUT / 2 AUP. Tal determinação foi aprovada em reunião conjunta entre a Comissão de Graduação e as Chefias de Departamento, em 12.03.2015.

Os créditos obtidos serão lançados em disciplina optativa própria. A Comissão de Graduação poderá reconhecer equivalência entre disciplinas obrigatórias do curso e disciplinas a serem cursadas em outras instituições. ”

No intercâmbio prevalece o mesmo critério para matrícula semestral na FAU. É necessário cursar o mínimo de 12 (doze) créditos-aula (cf. Art. 73 do Regimento Geral da USP). Para isso, considere: 1 crédito-aula (USP) = 15 horas; portanto, você deve cursar disciplinas cuja somatória das cargas horárias totais corresponda a 12x15h = 180 horas/semestre.

Documento CG _ Aproveitamento Estudos

Qualquer dúvida sobre aproveitamento de estudos e comprovação das atividades realizadas em intercâmbio, o aluno deverá contatar a Comissão de Graduação.

http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-cog-no-4605-de-4-novembro-de-1998

LEIA MAIS
EDITAIS

O aluno interessado em fazer um intercâmbio acadêmico ou programa de Duplo-Diploma deverá participar dos processos seletivos regidos por editais próprios.

Os editais informam quais os requisitos mínimos que os alunos devem ter para participar do processo e detalhes sobre os prazos, vagas, locais. Portanto é fundamental que o aluno leia atentamente o edital, e se caso restem dúvidas nos procure para tentarmos auxiliá-los no que for necessário.

EDITAIS DE SELEÇÃO

INTERCÂMBIO ACADÊMICO – GRADUAÇÃO

Vagas Remanescentes – 1º sem 2023

Esse edital abrange apenas o período do semestre acadêmico 1º semestre de 2023, sem possibilidade de prorrogação.

Edital 1617  / Anexo 2 

RESULTADO

Ano acadêmico 2022 / 2023

Esse edital abrange o período acadêmico de 2022 / 2023 (2º semestre de 2022 e 1º semestre de 2023)

EDITAL 1459 /  Anexo 2Anexo 3 

RESULTADO

2022 – 1º Semestre

Esse edital é exclusivo para a mobilidade no 1º semestre de 2022, sem possibilidade de prorrogação.

EDITAL 1412 / Anexo 2 / Anexo 3

RESULTADO

2021 – 2º Semestre

Neste ano faremos 2 editais, um para o 2º semestre de 2021 e outro para o 1º semestre de 2022.

Devido a situação da pandemia do novo Coronavírus, incluímos apenas as escolas que confirmaram as vagas para o 2º semestre de 2021.

Edital Retificado (08/03/2021)

Resultado _ Edital 1363

Edital Vagas Remanescentes

Resultado _ Vagas Remanescentes

Ano acadêmico 2020 – 2021

Edital _ Retificado

Resultado

Ano acadêmico 2019 – 2020

Edital _ Retificado

FAQ _ Edital

Resultado

 

EDITAL – BOLSA MÉRITO

Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação da USP

Portaria USP

2022

Programa Bolsa Mérito 2022

Edital FAU _ Bolsa Mérito _ 2022 / 2023

Resultado

Edital FAU _ Bolsa Mérito _ 1 sem 2022

Resultado

2021

EDITAL Bolsa Mérito 2021

Programa de Bolsas de Intercâmbio Internacional para os Alunos de Graduação USP http://internationaloffice.usp.br/index.php/editais/bolsas-merito-21/

RESULTADO _ edital 2021

2020

Não houve edital de Bolsa Mérito devido a pandemia do novo Coronavírus.

2019

AUCANI _ instruções

Edital FAU 2019 – 2020

 

EDITAIS DA AUCANI

Os alunos também podem se inscrever nos editais da AUCANI, portanto o ideal é sempre ficar atento ao site da AUCANI:

https://internationaloffice.usp.br/index.php/editais/

 

Bolsas para Intercâmbio

A FAU não possui verba própria para destinar bolsas de auxílio para os alunos que são selecionados para intercâmbio no exterior.

Porém contamos com os programas de bolsas ofertados pela USP destinados aos alunos de graduação que possuem vaga de intercâmbio.

Bolsa Mérito – gerenciada pela AUCANI. São distribuídas cotas de bolsas por Unidade USP que fazem seu processo interno para selecionar os alunos. O detalhamento é apresentado em edital próprio da FAU seguindo as orientações da AUCANI. Obs.: não contemplam os intercâmbio para a América Latina, Portugal e Espanha.

Bolsa Empreendedorismo – gerenciada pela AUSPIN e oferecida usualmente uma vez ao ano: No 1º semestre são oferecidas bolsas sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência). O detalhamento para obtenção de vaga é apresentado em edital. Exemplo: Edital 1287

Bolsa Santander –  gerenciada pela AUCANI. e sem previsão de distribuição de cota por Unidade USP (livre concorrência); sem período definido para oferecimento, chamadas abertas de acordo com o fechamento de convênios com o Santander Universidades Obs.: geralmente contemplam apenas os intercâmbio para a América Latina, Portugal e Espanha. Exemplo: Edital 1313

Portaria USP sobre Bolsas de Intercâmbio

 

Duplo Diploma - Graduação

Duplo Diploma FAU x Polimi

O que é o Duplo Diploma?

O Duplo-Diploma é uma modalidade de mobilidade específica para alunos de graduação. Ela permite que o aluno faça o programa relativo aos dois últimos anos dos cursos (arquitetura ou design) da FAU na Instituição Parceira, podendo obter um diploma referente a essa graduação no final desse período.

O período de estudos varia conforme o acordo estabelecido entre as Escolas. Atualmente os acordos da FAU com a POLIMI preveem que o programa tem a duração de 4 semestres.

A FAU possui os seguintes programas de Duplo-Diploma:

Politècnico di Milano (POLIMI)
Scuola di Architettura e SocietàScuola del Design
Coordenador:Prof. Luis Antônio JorgeProfas. Clice de Toledo Sanjar Mazzilli / Denise Dantas
Laurea Magistrale:– Architettura– Design and Engineering,
– Design della Comunicazione,
– Integrated Product Design

 

ALUNO FAU: Para participar do programa o aluno deverá se inscrever nos editais específicos para a seleção, sempre observando os requisitos e demais informações.

ALUNO INTERNACIONAL: Para fazer o Duplo-Diploma na FAUUSP o aluno deverá ser nomeado pela sua IES de origem. Para mais informações, procurar o Escritório Internacional da sua escola.

NOVO: Materiais da live em 31/03/2022 entre os alunos da FAU com os ex-alunos FAU que fizeram o programa de Duplo Diploma.

Mobilidade Acadêmica - Pós-Graduação

Intercâmbio

As mobilidades dos alunos FAU vinculados aos programas de Pós-Graduação da FAU são administradas pela Secretaria da Pós-Graduação

Mais informações no site da PRPG.

Dupla-Titulação

A página da PRPG possui informações mais detalhadas sobre como fazer a Dupla-Titulação em outra Instituição de Ensino.

Além disso, as mobilidades dos alunos FAU vinculados aos programas de Pós-Graduação da FAU são administradas pela Secretaria da Pós-Graduação

Expediente

Profa. Dra. Priscila Lena Farias
Presidente da CCINT
(Portaria 05/2021)

Prof. Dr. Gustavo Orlando Fudaba Curcio
Vice-Presidente da CCINT
(Portaria 05/2021)

Fernanda Samie Shoshi
Chefe da Seção de Apoio Acadêmico
Assessora de Relações Internacionais
ccintfau@usp.br
+55 11 3091-1576

Maria Vilani Cezar
Agente de Relações Internacionais
mobilidadefau@usp.br
+55 11 3091-1575

Horário de atendimento:
Segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 as 18:00
Período de férias escolares (Jan / Fev / Jul / Dez): Segunda a sexta-feira, das 09h30 as 17h30

Links Externos