Secretaria da Comissão de Graduação │ CG

Conforme Art. 48 do Estatuto da Universidade de São Paulo, “à Comissão de Graduação cabe traçar diretrizes e zelar pela execução dos programas determinados pela estrutura curricular, obedecida a orientação geral estabelecida pelos Colegiados Superiores”. As competências da Comissão de Graduação constam no Art. 25 do Regimento da FAUUSP.

A secretaria da Comissão de Graduação é responsável por fornecer informações normativas e conduzir administrativamente as solicitações relacionadas a(o): vestibular (FUVEST / SiSU); aproveitamento de estudos; grades curriculares dos cursos; Programa de Dupla Formação FAU-EPUSP; Projetos Político-Pedagógicos; abono de faltas; matrículas fora de prazo; norma para recuperação; quebra de pré-requisitos; programas e bolsas para alunos de graduação; retorno ao curso; transferências (interna e externa); ingresso para portadores de diploma e revalidação de diplomas estrangeiros.

Aproveitamento de estudos

Estudos realizados no Brasil

Para solicitar aproveitamento de estudos a partir de disciplinas cursadas no Brasil, o aluno deverá entregar:

a) Histórico escolar original da instituição de ensino;
b) Programa(s) da(s) disciplina(s) cursada(s) e
c) Requerimento específico preenchido: 

LEIA MAIS
Estudos realizados no exterior

É facultado ao aluno de Graduação, regularmente matriculado em qualquer curso da USP, a partir da integralização de 20% dos créditos, cursar disciplinas de graduação em outras instituições de ensino superior, estrangeiras ou brasileiras.

Pelas disciplinas cursadas no exterior, o aluno receberá o número de créditos que a Comissão de Graduação estimar corresponderem às disciplinas em que comprovadamente logrou aprovação, dentro do limite de 50% da carga horária total em créditos optativos (300 horas). Tal determinação foi aprovada em reunião conjunta entre a Comissão de Graduação e as Chefias de Departamento, em 12.03.2015.

Os créditos obtidos serão lançados em disciplina optativa própria. A Comissão de Graduação poderá reconhecer equivalência entre disciplinas obrigatórias do curso e disciplinas a serem cursadas em outras instituições.

Para solicitar aproveitamento de estudos a partir de disciplinas cursadas no exterior (em intercâmbio), o aluno deverá entregar a documentação constante no arquivo “Documentação para aproveitamento de estudos – exterior“.   

Para informações sobre intercâmbios, acesse: INTERNACIONAL

Dupla Formação FAU-EPUSP

O Programa de Dupla Formação FAU EP é constituído por um programa de estudos que integra dois cursos de Unidades da Universidade de São Paulo, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) e de Engenharia Civil da Escola Politécnica (EP), sendo uma habilitação em cada unidade.

COORDENAÇÃO DOCENTE DO PROGRAMA:

Professores EP:
Francisco Cardoso (PCC) e Leila Valverdes (PEF)

Professores FAU:
Claudia Terezinha de Andrade Oliveira (AUT) e Oreste Bortolli Jr. (AUP)

Maiores informações e compartilhamento de experiências acerca do referido programa também estão disponíveis em: Programa de Dupla Formação FAU-Poli – USP

Estrutura curricular

Informações sobre envio de alterações

A Comissão de Graduação (CG), conforme MEMO.CG-026/FAU/2016, de 24.08.2016, discutiu o conteúdo da Resolução CoG Nº 7030, de 08.12.2014, definindo calendário de procedimentos para solicitações de alterações nas Estruturas Curriculares dos cursos da FAUUSP.

Sendo assim, destacamos:

As propostas de alterações encaminhadas pelos Departamentos deverão seguir rigorosamente as etapas, de modo que seu descumprimento resultará no indeferimento pela CG das solicitações propostas, pela falta de análise em todas as instâncias previstas pela resolução supramencionada.

a) As alterações na Estrutura Curricular, sejam elas pertencentes a qualquer grupo, serão realizadas apenas uma vez ao ano, as quais serão implementadas sempre no 1º semestre do ano seguinte a sua proposição;

b) Encaminhadas pelos Grupos de Disciplinas, as solicitações de alteração na estrutura curricular devem ser apreciadas pelo Conselho de Departamento, pela Comissão de Coordenação de Curso (CoC’s), Comissão de Graduação e Congregação da FAU, nos períodos especificados no CALENDÁRIO/FLUXO DE APROVAÇÕES PARAALTERAÇÕES NA ESTRUTURA CURRICULAR:  Calendário 2021

c) Os Grupos de Disciplinas, Departamentos e CoC’s não devem basear-se nas datas previstas pelo Calendário USP para encaminhamento de tais solicitações. Essas datas contemplam não só a totalidade dos trâmites de aprovação, mas também o cumprimento/lançamento das informações no sistema Júpiter (a cargo do Serviço de Graduação/Seção de Alunos), após aprovação pela Congregação da FAU (se pertencente ao Grupo II);

d) Quando solicitadas alterações em disciplinas sob responsabilidade de outra unidade (EP, ECA, FEA, IME), estas deverão ser remetidas à Comissão de Graduação da unidade em que se vinculam, após aprovação pela CoC do curso no qual a disciplina é oferecida (CoC-AU ou CoC-Design). Este encaminhamento será feito pelas CoC’s, após avaliação prévia em reunião das comissões de curso;

e) A mesma recomendação do item “d” é feita às disciplinas do Programa de Dupla Formação FAU-EPUSP: após aprovação no Departamento responsável pela disciplina da FAU, na Comissão de Coordenação do programa e CoC-AU, as alterações devem ser encaminhadas à Escola Politécnica para aprovação. Este encaminhamento será feito pela CoC-AU, após aprovação em sua reunião;

f) Disciplinas oferecidas a ambos os cursos devem ser remetidas a cada uma das CoC’s para aprovação; já as de caráter interdepartamental, a cada um dos departamentos, seguindo o calendário;  Calendário 2021

g) Os encaminhamentos remetidos às CoC’s e CG devem ser entregues em até 72 horas antes das reuniões, de modo que haja tempo hábil não só para inseri-los em pauta, como também para serem analisados previ­amente por seus membros. Para consultar calendário de reuniões da CG, acesse: Comissão de Graduação │ CG;

h) Todas as instâncias devem cumprir a tramitação acima nos prazos estabelecidos; caso haja antecipação no encaminhamento por alguma instância, as secretárias responsáveis pelos encaminhamentos devem aguardar pelo envio à próxima instância, de modo que este ocorra no momento estabelecido;

i) Não é recomendável o encaminhamento “ad referendum” de solicitações envolvendo alterações na estrutura curricular. Há inclusive objeção por alguns membros de órgãos colegiados quanto à inserção de tais solicitações como “extrapauta”, justamente pelo fato de não serem analisadas com o rigor necessário;

j) A Pró-Reitoria de Graduação não autoriza prorrogações de prazo, para atender às demandas recebidas tardiamente, uma vez que as solicitações agora podem ser feitas semestralmente pelas unidades;

k) As solicitações deverão ser encaminhadas pelos Departamentos às CoC’s, no formulário google, com respectivo requerimento de alterações e ou programa. Não será aceito fora desses modelos (ver “passo a passo“);

l) O presente calendário foi planejado de modo a organizar o fluxo de tramitações, atendendo às especificidades/necessidades de cada órgão. Por essa razão, não serão atendidas solicitações entregues tardiamente, fora dos prazos acima estabelecidos, salvo por motivos de força maior.

CG/FAU 16.10.2020.

Informações acadêmicas e requerimentos

Abono de faltas

CONDUTAS COM RELAÇÃO A ABONO DE FALTAS – REGRAS DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO

Com relação ao abono de faltas a Comissão de Graduação, reunida em 27.08.2015, analisou a documentação existente na USP e, efetivamente, não há amparo legal para o abono de faltas, conforme despacho da Pró-Reitoria de Graduação de 27/04/1998, atendendo o Decreto-lei n° 1044, de 21/10/1969 e Lei de 6202, de 17/04/1975.

O aluno tem direito de 30% (totais) de faltas em aulas teóricas e/ou práticas nas disciplinas que esteja cursando, perfazendo, portanto um total de 70% de frequência mínima para aprovação.

Nos casos de gestação ou doenças, não cabe abono de faltas, mas eventual reposição do ensino-aprendizagem, dentro das características das disciplinas, a critério do professor responsável. Não há viabilidade de oferecer reposição do ensino-aprendizagem em disciplinas de caráter prático, por exemplo.

Neste caso, a reposição das atividades de ensino-aprendizagem podem se dar de duas formas e contemplam: perdas de aulas, provas, seminários etc.

  1. Exercícios domiciliares: quando o impedimento por gestação ou doença ocorre simultaneamente ao período em que a disciplina esta sendo oferecida e o mesmo esteja matriculado;
  2. Atividade de recuperação do aprendizado: quando não é simultaneamente ao oferecimento da disciplina em que o aluno esteja matriculado.

Conforme portaria da USP GR3740 de 29/03/2007, no seu artigo 1º , o aluno que necessitar de afastamento médico das atividades acadêmicas deverá ser avaliado por médico do Hospital Universitário (HU).

ASSIM, ATESTADO MÉDICO EMITIDO POR MÉDICO DO HU DEVERÁ SER APRESENTADO PELO ALUNO AO DOCENTE; ESTE, POR SUA VEZ, AVALIARÁ A POSSIBILIDADE DE REPOSIÇÃO DO ENSINO-APRENDIZAGEM, CONFORME DESCRITO ACIMA.

Consulte: PORTARIA GR-3740, de 29-3-2007

Matrículas fora de prazo

A realização de matrículas fora do prazo estabelecido pelo Calendário USP é vetada pela FAU. Maiores informações constam na Portaria FAUUSP N° 11/2010.

Norma para recuperação

Segundo o Art. 2° da Resolução CoG 3583/1989, poderão submeter-se à recuperação os alunos regularmente matriculados na disciplina e que tenham alcançado a frequência mínima regimental e a nota final não inferior a 3,0.

Quebra de pré-requisitos

Informamos que pedidos de quebra de pré-requisito devem ser solicitados diretamente à Seção de Alunos, de forma presencial (no ato da matrícula), unicamente durante a semana de retificação prevista no calendário USP. Somente serão DEFERIDOS os pedidos que se enquadrarem nas condicionantes abaixo, as quais foram amplamente discutidas e definidas pelos membros da CG nos últimos semestres:

  • Para ambos os cursos: conforme aprovado pela CG, serão aceitos pedidos de quebra de pré-requisito, desde que o aluno tenha cursado a disciplina requisito e reprovado com nota maior ou igual a 3,0 (três inteiros) e obtido frequência mínima de 70%. Essa condicionante também é válida e aceita para disciplinas ministradas pela Escola Politécnica (por exemplo, sequência de PEF);
  • Quebra para disciplina AUT0514 – Computação Gráfica: somente serão encaminhados e submetidos à análise do professor responsável caso o aluno esteja no último semestre do curso (TFGII), uma vez que a matrícula está condicionada à existência de vagas no Laboratório de Informática;
  • Design: Alunos do curso de Design somente solicitarão a quebra quando ingressantes a partir de 2014 (inclusive). Alunos que ingressaram antes de 2013 devem solicitar a quebra diretamente à Seção de Alunos, no ato da matrícula, de forma presencial, conforme MEMO. CG-008/FAU/2015;
  • Alunos transferidos: não precisam solicitar quebra de pré-requisito (cf. MEMO.CG-007/FAU/2011). Para matrícula em disciplinas que não aparecem no sistema (fins de adaptação curricular), basta realizar a matrícula de modo presencial, no balcão da Seção de Alunos, durante a semana de retificação.

NÃO SERÃO ACEITOS PEDIDOS DE QUEBRA DE PRÉ-REQUISITO PARA DISCIPLINAS OPTATIVAS!

Retificação de nota e frequência

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE ALTERAÇÃO DE NOTA/FREQUÊNCIA:

  1. O requerimento discente deverá ser entregue à secretaria do departamento, que o encaminhará ao docente responsável para avaliação da solicitação;
  2. Todo requerimento docente deve obrigatoriamente ser acompanhado pelo requerimento do discente, solicitando a retificação de nota e/ou frequência;
  3. Solicitações de alteração de frequência e/ou nota realizadas até o período de retificação de matrícula do semestre subsequente (conforme o “Calendário USP” vigente) serão consideradas “dentro de prazo”; nesta situação, o Departamento encaminhará o requerimento de alteração diretamente ao Serviço de Graduação (Seção de Alunos) para alteração no sistema;
  4. Após a data estabelecida para retificação de matrícula (conforme o “Calendário USP” vigente) o envio da solicitação de alteração de frequência e/ou nota será considerado “fora de prazo” e, desta forma, deverá obrigatoriamente ser encaminhada pelo Departamento diretamente à CG/FAU para análise/aprovação, a qual remeterá posteriormente o pedido ao Serviço de Graduação (Seção de Alunos) para alteração no sistema, caso deferida a solicitação. Aprovado pela CGFAU em 18/09/2019.

Requerimento – DISCENTE

Requerimento – DOCENTE

Grades curriculares

Portadores de diploma - Ingresso

Para o ano de 2022 não haverá vagas destinadas ao ingresso de portadores de diploma para o curso de Arquitetura e Urbanismo e para o curso de Design, tendo em vista o preenchimento de tais vagas pelos processos de transferência regimentais.

Para maiores informações, contate a Comissão de Graduação pelo telefone +55 (11) 3091-4686.

___________________

De acordo com o disposto no parágrafo único do artigo 67 do Estatuto e no parágrafo 1º do artigo 72 do Regimento Geral, poderá ser concedida matrícula, nos cursos de graduação da USP, a portadores de diploma de curso superior devidamente registrado. A matrícula poderá ser deferida para o primeiro período letivo do curso, se resultarem vagas após a matrícula de alunos classificados em concurso vestibular e após o atendimento das transferências regimentais.

A critério da Comissão de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo poderá ser deferida a matrícula, se resultarem vagas após a matrícula dos alunos regulares e o atendimento das transferências regimentais, estando os alunos sujeitos às adaptações curriculares consideradas necessárias.

A inscrição de candidatos a eventuais vagas nos cursos de graduação deverá ser feita nos prazos estabelecidos no Calendário Escolar da USP, mediante requerimento dos interessados onde seja anexada cópia do diploma devidamente registrado, do respectivo histórico escolar. Na impossibilidade de ser apresentada a cópia do diploma mencionado, será facultada sua apresentação até a data da matrícula, se esta for deferida.

Será dispensada a apresentação de diploma registrado se o candidato for graduado em cursos da mesma Unidade onde está sendo pleiteada a matrícula ou se for graduado por outras Unidades da USP, devendo, neste último caso, ser exigida a apresentação de atestado declaratório de conclusão de curso.

Caberá à Comissão de Graduação da FAU o deferimento das solicitações de matrícula de portadores de diploma de curso superior, bem como apresentar à Congregação, para homologação, propostas de critérios de seleção de candidatos.

Processos de reorganização pedagógica

Repensando a graduação em Arquitetura e Urbanismo | 2017-2018

MEMO.AC-037/FAU/2019 – 02.07.2019 | Repensando a graduação em AU | Alterações aprovadas

I) DOCUMENTOS NORMATIVOS DE CONSULTA:

  • Resolução CNE/CES Nº 2/2010 | Diretrizes Curriculares Nacionais do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo.
  • Resolução CNE/CES Nº 2/2007 | Dispõe sobre carga horária mínima e procedimentos relativos à integralização e duração dos cursos de graduação, bacharelados, na modalidade presencial.
  • Resolução CNE/CES Nº 3/2007 | Dispõe sobre procedimentos a serem adotados quanto ao conceito de hora-aula, e dá outras providências.

II) CRONOGRAMAS, ENCAMINHAMENTOS E SÍNTESES DE DISCUSSÕES:

III) CONTRIBUIÇÕES RECEBIDAS DA COMUNIDADE FAU:

Seminário: Ensino Arquitetura e Urbanismo | 2007
A FAU pensa a graduação | 1998

Publicação: “A FAU pensa a graduação” – relato de resultados do Ciclo de Debates sobre o ensino da graduação na FAU.

Programas e bolsas para alunos de graduação

Programas e bolsas vinculados à graduação estão disponíveis no site da Pró-Reitoria de Graduação:

  • Edital 2020-2021: Programa Unificado de Bolsas de estudo para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP)
  • Edital 01/2021: Programa de Estímulo ao Ensino de Graduação – Monitoria remunerada (Bolsas PEEG)

Projetos Político-Pedagógicos

Retorno ao curso

Para retornar ao curso de graduação da FAU é necessário observar a previsão legal constante nos artigos 75 a 80 do Regimento Geral da USP e orientações abaixo:

________________

Portaria Interna Pró-G nº 03, de 04 de março de 2013
Normatiza procedimentos para aplicação do Artigo 80 (retorno à USP), após cancelamento de matrícula pelo Artigo 75 (itens II, III, IV e V).

A Pró-Reitoria de Graduação da Universidade de São Paulo, nos termos do artigo 15, inciso II, do Regimento Geral, baixa a seguinte PORTARIA:

Artigo 1º – Para retornar à vaga com base no Artigo 80 do Regimento Geral o aluno deverá apresentar à Comissão de Graduação, para análise, justificativa contendo o motivo que o levou a incorrer no Artigo 75 a qual deve vir acompanhada de plano de estudos e indicação do prazo máximo para a conclusão do curso.

§ 1º – Se o pedido for deferido, o novo prazo para a conclusão dos estudos indicado no plano de estudos será inserido no Sistema Júpiter.

§ 2º – No semestre anterior à conclusão do novo prazo máximo definido, o aluno, a Comissão de Graduação (CG) e o Serviço de Graduação da Unidade serão notificados via e-mail pelo Sistema Júpiter.

§ 3º – Ultrapassado o novo prazo máximo, o aluno será automaticamente desligado, via Sistema, por não cumprimento das metas comprometidas no plano de estudos construído quando do retorno ao Curso.

Artigo 2º – Aprovado o retorno a CG deverá designar um professor tutor para o aluno, o qual será responsável pelo acompanhamento do plano de estudos por ela aprovado.

§ 1º – Os dados do tutor (nome, curso, Unidade) deverão ser inseridos no Sistema Júpiter para que as atividades de tutoria sejam devidamente conhecidas

§ 2º – O tutor deverá relatar a CG, semestralmente, sobre o desempenho do aluno.

§ 3º – Dependendo do desempenho do aluno, a critério da CG, o mesmo poderá ser desligado antes do prazo estipulado entre as partes.

Artigo 3º – Todo aluno com matrícula reativada pelo Artigo 80 estará sujeito às regras do Artigo 75 e, caso incorra em algum dos seus itens, terá sua matrícula automaticamente cancelada.

________________

Ata da 281ª Reunião Ordinária da Comissão de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, realizada dia 10.12.2012

Solicitações de retorno ao curso (com base no Art. 80 do Regimento Geral da USP): A CG definiu alguns critérios que nortearão a análise das solicitações de retorno ao curso, tais como:

1) O 1º pedido de reingresso é automático, desde que o aluno tenha cumprido ao menos 60% do curso;
2) Alunos que não tiverem cumprido 60% do curso e justificarem o abandono por motivos de saúde, deverão apresentar junto ao pedido atestado médico emitido pela USP, no qual deverá atestar que o aluno está apto a prosseguir nos estudos;
3) O Plano de Estudos deverá ser apresentado pelo aluno; em caso de descumprimento do referido plano, o aluno deverá justificar sua possível reprovação e, a situação, reanalisada pela CG.

________________

Para solicitar seu retorno, é necessário encaminhar ao e-mail cgfau@usp.br:

  • Requerimento para retorno ao curso;
  • Justificativa contendo o motivo que o levou a incorrer no Artigo 75;
  • Plano de estudos com indicação do prazo máximo para a conclusão do curso;

IMPORTANTE: Para elaborar seu Plano de estudos, entre em contato com a Seção de Alunos a fim de solicitar um “Levantamento Acadêmico” das disciplinas a serem cursadas, o qual considerará as adaptações curriculares necessárias para prosseguimento no curso após o reingresso.

Revalidação de diplomas estrangeiros

A Universidade procede à revalidação de diplomas estrangeiros, observadas as condições fixadas na lei (conforme Art. 75, do Estatuto da USP).

Serão revalidados pela Universidade de São Paulo os diplomas de graduação expedidos por universidades estrangeiras, devidamente validados pela legislação vigente nos países de origem e desde que haja equivalência entre os cursos, incluindo-se os diplomas emitidos por instituições de ensino estrangeiras, não universitárias, que atendam aos requisitos do artigo 52, da Lei N° 9394/96.

O interessado em revalidar seu diploma deverá entrar em contato com a Secretaria Geral da USP. Os pedidos de revalidação de diploma de GRADUAÇÃO deverão ser feitos EXCLUSIVAMENTE nos meses de FEVEREIRO e AGOSTO. Maiores informações sobre a documentação necessária, entre em contato com a Seção de Revalidação de Diplomas no +55 (11) 3091-3372 ou revalida@usp.br

Destacamos que a equivalência dos estudos realizados no exterior aos correspondentes nacionais será analisada pela Comissão de Graduação da FAU, que julgará e elaborará parecer circunstanciado sobre a viabilidade da revalidação, indicando os procedimentos adotados e as exigências estabelecidas. O referido parecer deverá ser aprovado pela Congregação da Unidade e homologado pelo Conselho de Graduação (conforme Resolução CoG Nº 7072, de 26.06.2015).

NORMATIVAS REGULADORAS DO PROCESSO:

ATENÇÃO: Antes de dar entrada em seu pedido de revalidação de diploma estrangeiro de graduação, convém consultar as normativas acima, para que o interessado entenda cada etapa do processo de análise/avaliação e equivalência.

Transferências

INTERNA - de um curso para outro da USP
EXTERNA - de outras instituições de ensino superior do país ou do exterior para a USP

A transferência externa consiste na realização de duas fases de provas: a primeira de conhecimentos gerais, a cargo da FUVEST e a segunda de habilidades específicas, realizada pela FAU. Não serão permitidas transferências para o primeiro e para os dois últimos períodos letivos do curso em que o aluno estiver matriculado.

As modalidades de transferências referidas acima estão condicionadas à existência de vagas e à aprovação em exame de seleção. Os pedidos de transferência de um curso para outro da USP terão preferência sobre os de outras instituições de ensino superior.

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EDITAIS E RESULTADOS DE PROCESSOS (últimos 5 anos):

2020>2021
Resultado final – 2ª fase | Curso de Design [processo em andamento]
Edital – 2ª fase | Curso de Design
Edital – 1ª fase | Pré-seleção – FUVEST

  • Em 2020 não será realizado o processo de Transferência Externa para ingresso no curso de Arquitetura e Urbanismo em 2021, tendo em vista que as vagas ociosas foram destinadas ao Processo de Transferência Interna, e ocupadas em sua totalidade.

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2019>2020
Resultado final – 2ª fase | Curso de Arquitetura e Urbanismo
Edital – 2ª fase | Curso de Arquitetura e Urbanismo

  • Em 2019 não será realizado o processo de Transferência Externa para o curso de Design em 2020, tendo em vista que as vagas ociosas foram destinadas ao Processo de Transferência Interna, e ocupadas em sua totalidade.

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2018>2019

  • Em 2018 a FAUUSP não realizará processo de Transferência Externa para ingresso em 2019, tendo em vista que as poucas vagas ociosas foram destinadas ao Processo de Transferência Interna, e ocupadas em sua totalidade.

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2017>2018
Resultado final – 2ª fase | Curso de Arquitetura e Urbanismo
Edital – 2ª fase | Curso de Arquitetura e Urbanismo

  • Em 2017 não será realizado o processo de Transferência Externa para o curso de Design em 2018, tendo em vista que as vagas ociosas foram destinadas ao Processo de Transferência Interna, e ocupadas em sua totalidade.

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2016>2017

  • Em 2016 a FAUUSP não realizará processo de Transferência Externa para ingresso em 2017, tendo em vista que as poucas vagas ociosas foram destinadas ao Processo de Transferência Interna, e ocupadas em sua totalidade.
Provas anteriores | Transferência Interna

2021
Prova I Teórica
Prova I Conhecimentos Específicos
Prova I Representação Gráfica

2020
Prova | Conhecimentos Específicos
Prova | Geometria
Prova | Teórica

2019
Prova | Conhecimentos Específicos
Prova | Geometria
Prova | Teórica

2018
Prova | Conhecimentos Específicos
Prova | Geometria
Prova | Teórica

2017
Prova | Conhecimentos Específicos
Prova | Geometria
Prova | Teórica

2016
Prova | Habilidades Específicas
Prova | Geometria Descritiva
Prova | Português

2015
Prova | Habilidades Específicas
Prova | Geometria Descritiva
Prova | Português

2014
Prova | Habilidades Específicas
Prova | Geometria Descritiva
Prova | Português

2013
Prova | Habilidades Específicas
Prova | Geometria Descritiva
Prova | Português

2012
Prova | Linguagem Arquitetônica
Prova | Geometria Descritiva
Prova | Português

2011
Prova | Linguagem Arquitetônica
Prova | Geometria Descritiva
Prova | Português

2010
Prova | Linguagem Arquitetônica
Prova | Geometria Descritiva
Prova | Português

2009
Prova | Linguagem Arquitetônica
Prova | Geometria Descritiva
Prova | Português

Provas anteriores | Transferência Externa

2019>2020
Prova | Fundamentos de Historia do Design
Prova | Fundamentos de Projeto
Prova | Fundamentos de Tecnologia do Design

2017>2018
Prova | Fundamentos de Projeto
Prova | Fundamentos de Tecnologia da Arquitetura
Prova | Fundamentos de História da Arquitetura e Urbanismo

2012>2013
Prova | Fundamentos de Projeto
Prova | Fundamentos de Tecnologia da Arquitetura
Prova | Fundamentos de História da Arquitetura e Urbanismo

2011>2012
Prova | Fundamentos de Projeto
Prova | Fundamentos de Tecnologia da Arquitetura
Prova | Fundamentos de História da Arquitetura e Urbanismo

2010>2011
Prova | Fundamentos de Projeto
Prova | Fundamentos de Tecnologia da Arquitetura
Prova | Fundamentos de História da Arquitetura e Urbanismo

2009>2010
Prova | Fundamentos de Projeto
Prova | Fundamentos de Tecnologia da Arquitetura
Prova | Fundamentos de História da Arquitetura e Urbanismo

Vestibular

FUVEST

Sobre o vestibular para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, e Design, acesse a página da FUVEST.

Conforme Manual do Candidato FUVEST 2021:

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ARQUITETURA E URBANISMO | FAU

  • Vagas: 105 (AC: 60, EP: 31, PPI: 14)
  • Período: Integral
  • Duração: 10 semestres
  • Faculdade de Arquitetura e Urbanismo – USP

Prova da 1ª fase:
Conhecimentos Gerais

Provas da 2ª fase:
1º dia – Português, Redação
2º dia – Física, Geografia, História

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DESIGN

  • Vagas: 28 (AC: 16, EP: 8, PPI: 4)
  • Período: Noturno
  • Duração: 10 semestres
  • Curso interunidades (FAU, FEA, ECA e EP). O Serviço de Graduação ficará nas dependências da FAU – USP, mesmo local onde as aulas serão ministradas.

Prova da 1ª fase:
Conhecimentos Gerais

Provas da 2ª fase:
1º dia – Português, Redação
2º dia – Física, Geografia, História

SiSU - Sistema de Seleção Unificada

Para informações sobre o ingresso na USP pelo SiSU/ENEM, acesse:

Provas de habilidades específicas

Conforme Of.AC.019, de 09.05.2017, as Provas de Habilidades Específicas para ingresso nos cursos de graduação da FAUUSP estão suspensas por um período de 05 anos (vestibulares para ingresso nos anos de 2017 a 2021) – deliberação da Comissão de Graduação da FAU, reunida em 18.04.2017, ratificada pela Congregação da FAU em sessão ordinária de 08.05.2017.

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PROVAS ANTERIORES:

2016
Prova | Geometria
Prova | Bidimensional I
Prova | Bidimensional II – Arquitetura e Urbanismo
Prova | Bidimensional II – Design
Prova | Tridimensional

2015
Prova | Geometria e funções
Prova | Bidimensional
Prova | Tridimensional

2014
Prova | Geometria e funções
Prova | Bidimensional
Prova | Tridimensional

2013
Prova | Geometria e funções
Prova | Bidimensional
Prova | Tridimensional

2012
Prova | Geometria e funções
Prova | Bidimensional
Prova | Tridimensional

2011
Prova | Geometria e funções
Prova | Bidimensional
Prova | Tridimensional

2010
Prova | Geometria e funções
Prova | Bidimensional
Prova | Tridimensional

2009
Prova | Geometria e funções
Prova | Bidimensional
Prova | Tridimensional

2008
Prova | Geometria e funções
Prova | Bidimensional
Prova | Tridimensional

2007
Prova | Geometria e funções
Prova | Bidimensional
Prova | Tridimensional

2006
Prova | Geometria e funções
Prova | Bidimensional
Prova | Tridimensional

Expediente

Magáli Baroni Cangussu
Secretária

Contato:
cgfau@usp.br
+55 (11) 3091 4686

Atendimento ao público:
De segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 17h

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