Serviço de Graduação

Atribuições

Orientação, acompanhamento e registro acadêmico das ocorrências relacionadas ao corpo discente, desde o momento do ingresso no curso até a colação de grau. É responsável pelo registro de informações no Sistema/USP correspondente, bem como pelo gerenciamento no âmbito da Unidade, após aprovação pelos órgãos Colegiados, dos dados necessários para criação, alteração e equivalência de disciplinas que compõem as respectivas Estruturas Curriculares dos cursos de graduação da Unidade e Programa de Dupla Formação FAU/EPUSP.

 
TipoArquivos

dir
Diploma

dir
Dupla Formação

dir
Estrutura Curricular

dir
Horário Geral De Aulas

Expediente

E-mail: servgrad@usp.br

Telefone: +55 (11) 3091 4520
Telefone / Fax: +55 (11) 3091 4516

Emerson dos Santos Lima

Chefe de serviço

Equipe

Fernando Gabriel de Abreu
Marcia Regina Bernardes
Regina Pires Moreira

Horário de Atendimento ao Público

De segunda-feira a sexta-feira: das 14h às 21h, com intervalo para o jantar, das 19h às 20h

 

Agendamento das salas de aula

Colação de grau

A Colação de Grau é ato oficial de conclusão do curso e obrigatória para a expedição do diploma.

A solenidade de colação de grau é gratuita para todos os formandos.

Cabe ao Serviço de Graduação/FAU encaminhar à Assistência Acadêmica, semestralmente, a lista dos graduandos aptos a receberem a outorga de grau e a certificação de conclusão de curso.

Normalmente são realizadas duas cerimônias por ano, da seguinte forma: para os formandos do segundo semestre é realizada, geralmente, no mês de fevereiro do ano seguinte e para os formandos do primeiro semestre é realizada, geralmente, no mês de agosto do ano letivo vigente.

A data da cerimônia é estabelecida, semestralmente, de acordo com a agenda da Direção da Faculdade, em tempo hábil, para finalização das obrigações acadêmicas.

A Colação de Grau é presidida pelo Diretor que oficializa a outorga de Grau.

A Coordenação da solenidade de Colação de Grau cabe à Assistência Acadêmica/FAU, por tratar-se de ato oficial e exigir protocolo especial.

Na cerimônia de Colação de Grau deve estar presente o próprio formando. O formando que, por motivo de força maior, não puder estar presente na cerimônia, poderá indicar uma pessoa para colar grau em seu nome, sendo necessária a apresentação de procuração para fins específicos de Colação de Grau, com reconhecimento de firma.

Durante a cerimônia os alunos assinam o Livro de Colação de Grau, bem como instruções para solicitar o Diploma e/ou Atestado de Conclusão do Curso.

Emissão de documentos

Atestado
Histórico escolar
Declaração

Estudante especial

Estudante especial é o matriculado em disciplina(s) isoladas dos cursos de graduação, com vistas à obtenção de certificado de aprovação em disciplina.

O estudante especial deverá ser portador de certificado de conclusão do ensino médio ou equivalente e respectivo histórico escolar.

É vedado ao aluno regular da USP a inscrição na categoria de estudante especial.

No ato da inscrição, o interessado preencherá formulário específico, a ser fornecido pelo Serviço de Graduação, e escolherá disciplina(s) sob as siglas: AUH, AUP e AUT, em período estabelecido pelo”Calendário USP” vigente.

É vedada a inscrição em disciplinas sob as siglas: CCA, CRP, CTR, EAD, MAT, PCC, PCS, PEF, PHD, PRO e PTR, pois embora estejam no currículo como disciplinas obrigatórias para nossos alunos regulares, não pertencem a esta Unidade/USP. Caso haja interesse em cursá-la o(a) interessado(a) deverá se dirigir à Unidade/USP correspondente.

 

Datas estabelecidas pelo Calendário da USP para inscrição e matrícula.

Horário de atendimento ao público: 14h às 16h30min

Período de Inscrição:

Datas estabelecidas pelo Calendário da USP para inscrição e matrícula.

Horário de atendimento ao público: 14h às 16h30min

Período de Inscrição:
1º semestre letivo: 13 e 16 de janeiro de 2017
2º semestre letivo: 05 e 06 de julho de 2017

Data máxima para Matrícula, nas disciplinas autorizadas:
1º semestre letivo: 17 de março de 2017
2º semestre letivo: 07 de agosto de 2017

 

Normas

Documentos

Intercâmbio

Instituições de ensino estrangeiras
Instituições de ensino nacionais

Trancamento de matrícula

Trancamento Total

Entende-se por trancamento total de matrícula a interrupção das atividades escolares em todas as disciplinas em que o aluno estiver matriculado. A solicitação de trancamento total de matrícula deverá ser feita pelo aluno obedecendo-se as datas máximas fixadas, semestralmente, pelo Calendário USP e mediante o preenchimento de formulário próprio a ser fornecido pelo Serviço de Graduação ao interessado, indicando e comprovando os motivos que o impedem de prosseguir suas atividades escolares, o aluno poderá solicitar o trancamento total de matrícula em qualquer época do ano. Se a solicitação for feita durante o transcurso do período letivo, o trancamento total não poderá ser autorizado se o aluno não estiver regularmente matriculado ou se já se encontrar reprovado por faltas em disciplinas cuja soma de créditos ultrapasse vinte e cinco por cento do total de matrícula no correspondente período letivo. A soma dos períodos de trancamento total de matrícula do aluno não poderá exceder a três anos, nas seguintes condições:

a) Até dois anos, sem necessidade de justificativa;
b) Após esse período, até mais um ano, quando a solicitação for devidamente justificada, a critério da Comissão de Graduação.

Não ultrapassado este prazo, o aluno terá o direito de retornar em sua própria vaga, devendo submeter-se às adaptações curriculares julgadas necessárias pela Comissão de Graduação. Não é permitido o trancamento total de matrícula ao aluno que não tenha obtido pelo menos vinte e quatro créditos em seu currículo, ressalvados os casos excepcionais, que serão julgados pela Comissão de Graduação. O período em que o aluno estiver legalmente afastado, em virtude de trancamento total de matrícula, não será computado nos cálculos relativos ao cancelamento de matrícula.

 

Trancamento Parcial

Entende-se por trancamento parcial de matrícula a interrupção das atividades escolares em uma ou mais disciplinas. A solicitação de trancamento parcial de matrícula deverá ser feita pelo aluno obedecendo-se as datas máximas fixadas, semestralmente, pelo Calendário USP e mediante o preenchimento de formulário próprio a ser fornecido pelo Serviço de Graduação ao interessado.

Será concedido o trancamento parcial em uma ou mais disciplinas desde que o número de créditos-aula restante na matrícula do aluno não seja inferior a 12 (doze).

Vestibular

O processo de seleção para ingresso na FAU é realizado em duas fases, anualmente. A primeira fase é coordenada pela FUVEST. Na segunda fase, os candidatos aprovados na primeira fase se submetem às provas de habilidade específica, que constam no “Manual do Candidato”.

A Faculdade de Arquitetura e Urbanismo oferece dois cursos de graduação, a saber:

  • Arquitetura e Urbanismo (período integral)
  • Design (período noturno).

Os dois cursos têm duração de cinco anos e são semestrais.

As informações pertinentes ao concurso vestibular podem ser obtidas no site da Fundação Universitária para o Vestibular – FUVEST