Seção de alunos

Orientação, acompanhamento e registro acadêmico das ocorrências relacionadas ao corpo discente, desde o momento do ingresso no curso até a colação de grau.

Responsável pelo registro de informações no Sistema/USP – Júpiter e Netuno. Gerencia os processos de cadastro de turmas, elaboração de horário, com distribuição das disciplinas pra os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, dando suporte aos Departamentos. Elabora e fomenta a estrutura curricular de ambos os cursos, elaborando os relatórios físico e eletrônico, inserindo informações no Sistema Júpiter dos dados necessários para criação, alteração e equivalência de disciplinas que compõem as respectivas Estruturas Curriculares dos cursos de graduação da Unidade e Programa de Dupla Formação FAU/EPUSP.

Atendimento, orientação e auxílio aos alunos regulares, intercambistas e especiais, acerca de resolução de problemas relativos a matriculas, semestre ideal, expedição de documentos.

Organização e apoio à cerimonia oficial de Colação de Grau, expedição de documentos relativos ao encerramento de curso, bem com apoio diário, expedição de documentos para alunos e ex-alunos e resolução de problemas diários referentes a matricula de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design.

Emissão de documentos

Atestados

Podem ser emitidos automaticamente pelo Sistema JúpiterWeb, na aba “Aluno>Emissão de Documentos“, com as seguintes opções:

  • Atestado de aluno – Atesta que é um aluno de graduação;
  • Atestado de aluno trancado – Atesta que é um aluno de graduação com matrícula trancada;
  • Atestado de matrícula – Atesta que um aluno está matriculado;
  • Atestado de matrícula com disciplinas – Atesta que um aluno está matriculado, informando as disciplinas;
  • Atestado de matrícula de aluno especial com disciplinas – Atesta que um aluno especial está matriculado, informando as disciplinas;
  • Declaração de participação em programas de bolsa – Declara que um aluno de graduação participa ou participou de programas de bolsa;
  • Declaração para abertura de conta bancária – Declaração para abertura de conta corrente no Banco do Brasil.

Caso as opções acima não atendam às necessidades, o interessado poderá solicitar este documento por e-mail para servgrad@usp.br, devendo informar seu Nº USP e a finalidade do documento a ser emitido.

 

Declarações

Declarações são  emitidas de acordo com a necessidade de cada um dos alunos. Podem conter dados relativos ao  período  de conclusão, ao  prazo  restante para conclusão  ou dados específicos que atendam a demanda do  solicitante. Este documento deve ser solicitado  por meio  do  endereço: servgrad@usp.br e serão  emitidos de acordo com a demanda de pedido, no  prazo  máximo  de 10 (dez)  dias.

Histórico escolar

Pode ser emitido por meio  diretamente na página do Sistema Júpiter, com código de autenticidade, que permite a verificação  de autenticidade do  documento. Caso  haja necessidade de assinaturas físicas, o documento  deve ser solicitado por meio  do  endereço: servgrad@usp.br.

  • aluno regularmente matriculado tem direito a 03 (três)  vias de seu  histórico  por semestre. Vias além deste numero devem ter as taxas correspondentes recolhidas junto ao Serviço de Tesouraria, por meio  de preenchimento de formulário eletrônico, constante em  Portaria FAUUSP Nº 18  .
  • Alunos que já concluíram o  curso, tem direito a 01 (uma) via de seu histórico escolar, por ano. Vias além deste numero devem ter as taxas correspondentes recolhidas junto ao Serviço  de Tesouraria, por meio de  preenchimento de formulário eletrônico constante em Portaria FAUUSP Nº 18.

 

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático é o  documento  que informa dados específicos de cada uma das disciplinas ministradas por esta faculdade como  objetivos, docentes responsáveis,  ementa, programa  método de avaliação  e demais dados pertinentes a disciplina.  Geralmente é  solicitado no processo de revalidação de diploma ou processo de transferência. A emissão  é feita mediante recolhimento de taxa referente a emissão e, quando  for opção, postagem do material. Orientações acerca da emissão de conteúdo programático constam na Portaria FAUUSP Nº 18.

Estudante Especial de Graduação

Estudante Especial 1o Semestre de 2021

A participação  na  categoria Estudante Especial é regulamentada por meio  da Resolução  CoG No 3757, http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-cog-no-3757-de-13-de-dezembro-de1990

que permite ao  candidato  participar de disciplinas dos curso de graduação em Arquitetura Urbanismo, desde que haja autorização  do  docente responsável pela disciplina.

As inscrições serão abertas a cada semestre letivo  e o  candidato  poderá  se inscrever em qualquer disciplina que estiver sendo  oferecida, ficando  a matricula condicionada à autorização  do docente responsável pela disciplina.

Para a inscrição o  candidato, neste semestre,  deverá apresentar arquivos digitais  sem recortes, emendas ou  rasuras dos seguintes documentos:

Estrutura Curricular

Diploma de graduação - Arquitetura e Urbanismo │ Design

Emissão de primeira via de diploma

Para ambos cursos, a primeira via do  diploma de graduação  é gratuita e emitido mediante a conclusão do curso e requerimento do  interessado. Para a emissão o interessado  deve enviar arquivo digital dos seguintes documentos:

  • Carteira de identidade
  • Certidão de nascimento
  • Histórico  escolar do ensino  médio
  • Certificado de conclusão de curso do  ensino  médio
  • Formulário devidamente preenchido  e assinado
  • Formulario Pedido de Diploma
Emissão de segunda via de diploma

A segunda via de diploma será emitida, mediante duas situações:

  • Perda de Diploma
  1. Em caso  de perda o portador deverá publicar em jornal  de grande circulação  da cidade de São Paulo, nota onde consta a perda do  diploma, o nome da  Instituição responsável pela emissão do diploma, dados do  portador e  nota informando  que em caso de recuperação  o documento  será inutilizado;
  2. Recolher, junto  a tesouraria da FAU, por meio  de preenchimento  de formulário  eletrônico, disponível em (inserir link da tesouraria)  taxas referentes a emissão  da segunda via do diploma;
  3. Juntar à publicação original: comprovante de pagamento, certidão de nascimento ou  casamento, formulário de solicitação de segunda via de diploma, devidamente preenchido, assinado e com assinatura de duas testemunhas;
  4. O prazo  para emissão do  diploma é de até 90 (noventa)  dias.
  • Dano ou  avaria de Documento
  1. Em caso de dano ou  avaria do  documento recolher, junto  a tesouraria da FAU, por meio  de preenchimento  de formulário  eletrônico, disponível em  Portaria FAUUSP Nº 18  taxas referentes a emissão  da segunda via do diploma;
  2. Apresentar juntamente com comprovante de pagamento o formulário de solicitação de segunda via de diploma, devidamente preenchido e assinado, certidão de nascimento ou casamento, assinatura de duas testemunhas;
  3. Anexar aos documentos o  documento declarado  danificado.
  4. O prazo  para emissão do  diploma é de até 90 (noventa)  dias.

Intercâmbio

Programa de Dupla Formação FAU POLI

O Programa de dupla formação FAU-EPUSP consiste em alunos da FAU, além de todas as disciplinas do curso da FAU, cursarem a EPUSP durante dois anos, nela realizando as atividades estabelecidas neste Programa, e em alunos do curso de Engenharia Civil da EPUSP, além de todas as disciplinas do curso de Engenharia Civil da EPUSP, cursarem a FAU durante dois anos, nela realizando as atividades estabelecidas neste Programa; ao final do Programa, desde que conclua o curso em sua instituição de origem, o aluno receberá o diploma de sua unidade de origem, que será apostilado com uma habilitação da unidade de destino.
O Programa prevê que o aluno frequente por dois anos as disciplinas da unidade de destino. Entende-se que somente assim ele poderá adquirir plenamente a cultura da outra unidade, influenciando-a inclusive com a cultura da sua unidade de origem. Ele poderá a qualquer momento retornar a sua unidade, abrindo mão de seu direito ao Programa. As Comissões de Graduação deverão, em comum acordo, rever os prazos previstos nas Resoluções 75 e 80 do regimento da Universidade, de modo a levar em conta
o tempo superior para a diplomação do aluno.
Devido ao caráter pioneiro no âmbito da Universidade de São Paulo, o Programa considera a necessidade da realização de revisões e reavaliações anuais sistemáticas que acompanhem a sua evolução e aprimorem o seu desenvolvimento. As Diretorias e Comissões de Graduação das unidades deverão definir a forma desse processo.

Requisitos para o ingresso no Programa

Para os alunos da FAU
O candidato deverá ter cursado, no mínimo, 90% do total dos créditos obrigatórios e optativos correspondente ao sétimo semestre da FAU. Não será permitido o ingresso de alunos já matriculados no TFG – Trabalho Final de Graduação da FAU.

Para os alunos da EPUSP
O candidato deverá ter concluído o sexto semestre do curso de Engenharia Civil e ter sido aprovado em todas as disciplinas do primeiro ano do curso de Engenharia da EPUSP e do segundo ano da Grande Área Civil. O Programa se iniciará assim no sétimo semestre do curso. Excepcionalmente, para a primeira seleção, tal exigência será menos rigorosa, sendo aceito candidato ainda sem aprovação em até duas dessas disciplinas.

 

Horário das disciplinas

Arquitetura 1º semestre 2021
Design 1º Semestre 2021
Expediente

Emerson dos Santos Lima
Chefe Administrativo

Equipe:
Fernando Gabriel de Abreu
Regina Pires Moreira

Contato:
servgrad@usp.br
+55 (11) 3091 4516
+55 (11) 3091 4520

Atendimento ao público:
De segunda-feira a sexta-feira, das 14h às 21h (intervalo das 19h às 20h)