Seção de Alunos

Orientação, acompanhamento e registro acadêmico das ocorrências relacionadas ao corpo discente, desde o momento do ingresso no curso até a colação de grau.

Responsável pelo registro de informações no Sistema/USP – Júpiter e Netuno. Gerencia os processos de cadastro de turmas, elaboração de horário, com distribuição das disciplinas pra os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, dando suporte aos Departamentos. Elabora e fomenta a estrutura curricular de ambos os cursos, elaborando os relatórios físico e eletrônico, inserindo informações no Sistema Júpiter dos dados necessários para criação, alteração e equivalência de disciplinas que compõem as respectivas Estruturas Curriculares dos cursos de graduação da Unidade e Programa de Dupla Formação FAU/EPUSP.

Atendimento, orientação e auxílio aos alunos regulares, intercambistas e especiais, acerca de resolução de problemas relativos a matriculas, semestre ideal, expedição de documentos.

Organização e apoio à cerimonia oficial de Colação de Grau, expedição de documentos relativos ao encerramento de curso, bem com apoio diário, expedição de documentos para alunos e ex-alunos e resolução de problemas diários referentes a matricula de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design.

Emissão de documentos

Atestados

Podem ser emitidos automaticamente pelo Sistema JúpiterWeb, na aba “Aluno>Emissão de Documentos“, com as seguintes opções:

  • Atestado de aluno – Atesta que é um aluno de graduação;
  • Atestado de aluno trancado – Atesta que é um aluno de graduação com matrícula trancada;
  • Atestado de matrícula – Atesta que um aluno está matriculado;
  • Atestado de matrícula com disciplinas – Atesta que um aluno está matriculado, informando as disciplinas;
  • Atestado de matrícula de aluno especial com disciplinas – Atesta que um aluno especial está matriculado, informando as disciplinas;
  • Declaração de participação em programas de bolsa – Declara que um aluno de graduação participa ou participou de programas de bolsa;
  • Declaração para abertura de conta bancária – Declaração para abertura de conta corrente no Banco do Brasil.

Caso as opções acima não atendam às necessidades, o interessado poderá solicitar este documento por e-mail para servgrad@usp.br, devendo informar seu Nº USP e a finalidade do documento a ser emitido.

 

Declarações

Declarações são  emitidas de acordo com a necessidade de cada um dos alunos. Podem conter dados relativos ao  período  de conclusão, ao  prazo  restante para conclusão  ou dados específicos que atendam a demanda do  solicitante. Este documento deve ser solicitado  por meio  do  endereço: servgrad@usp.br e serão emitidos de acordo com a demanda de pedido, no prazo máximo de 10 (dez)  dias.

Histórico escolar

Pode ser emitido por meio  diretamente na página do Sistema Júpiter, com código de autenticidade, que permite a verificação  de autenticidade do  documento. Caso  haja necessidade de assinaturas físicas, o documento  deve ser solicitado por meio  do  endereço: servgrad@usp.br.

  • aluno regularmente matriculado tem direito a 03 (três)  vias de seu  histórico  por semestre. Vias além deste numero devem ter as taxas correspondentes recolhidas junto ao Serviço de Tesouraria, por meio  de preenchimento de formulário eletrônico, constante em  Portaria FAUUSP Nº 18  .
  • Alunos que já concluíram o  curso, tem direito a 01 (uma) via de seu histórico escolar, por ano. Vias além deste numero devem ter as taxas correspondentes recolhidas junto ao Serviço  de Tesouraria, por meio de  preenchimento de formulário eletrônico constante em Portaria FAUUSP Nº 18
  • PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR*
    *conforme Portaria FAU nº 18/2020, de 30 de setembro de 2020
  • 1ª etapa
    O(a) interessado(a):
    I) efetua transferência ou depósito (preferencialmente identificado) da taxa de emissão e envio da documentação no valor de R$ 10,00 (POR VIA SOLICITADA), podendo ser em inglês ou português, na conta receita da faculdade:
    – Banco do Brasil (código do banco: 001)
    – Agência 7009-2
    – Conta corrente de nº 130393-7
    – Interessado CONTA RECEITAS DF
    – CNPJ 63.025.530/0011-86
    II) preenche o formulário eletrônico (vide link e QR Code abaixo) de solicitação do conteúdo, informando seus dados pessoais e anexando o comprovante de pagamento e o
    histórico escolar (caso não o possua solicitar no Serviço de Graduação).
  • 2ª etapa
    O(a) interessado(a) deverá aguardar a área responsável (Serviço de Graduação)
    realizar o procedimento de produção, a área financeira confirmar o pagamento e emitir os comprovantes (recibo e recolhimento aos cofres públicos), e o Serviço de Graduação  disponibilizar ou enviar o documento por meio  de postagem pelos dos Correios. O prazo máximo para efetivação de todas essas etapas é de até quinze (15) dias úteis.
    Caso  o  interessado opte pelo envio por meio dos Correios, será acrescida a taxa de postagem.
  • 3ª etapa
    O(a) interessado(a)  será informado  da disponibilidade do documento solicitado  ou  receberá os documentos solicitados em seu endereço informado.
    Obs.: Em caso de dúvida encaminhar e-mail para servgrad@usp.br.
Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático é o  documento  que informa dados específicos de cada uma das disciplinas ministradas por esta faculdade como  objetivos, docentes responsáveis,  ementa, programa  método de avaliação  e demais dados pertinentes a disciplina.  Geralmente é  solicitado no processo de revalidação de diploma ou processo de transferência. A emissão  é feita mediante recolhimento de taxa referente a emissão e, quando  for opção, postagem do material. Orientações acerca da emissão de conteúdo programático constam na Portaria FAUUSP Nº 18.

Segunda Via do Bilhete BUSP

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DE CARTÃO BUSP*
*conforme Portaria FAU nº 18/2020, de 30 de setembro de 2020

1ª etapa
O(a) interessado(a):
I) efetua transferência ou depósito (preferencialmente identificado) da taxa de remissão
e envio do cartão no valor de R$ 18,38 na conta receita da faculdade:
– Banco do Brasil (código do banco: 001)
– Agência 7009-2
– Conta corrente de nº 130393-7
– Interessado CONTA RECEITAS DF
– CNPJ 63.025.530/0011-86
II) preenche o formulário eletrônico (link: https://forms.gle/aj22x1DnLKAQNB6m8) de solicitação de segunda via do cartão, informando seus dados pessoais e anexando o comprovante do pagamento.

2ª etapa
I) A área responsável incluirá a solicitação no sistema da USP, vinculado à SPTrans
(responsável pela confecção do cartão);
II) Após o cartão ser confeccionado e enviado à FAU, o(a) interessado(a) receberá um e mail solicitando o comparecimento para retirada.

3ª etapa
A área responsável incluirá a solicitação no sistema da USP, vinculado à SPTrans (responsável pela confecção do cartão). Após o cartão ser confeccionado e enviado à FAU, a área responsável fará a postagem junto aos Correios no endereço informado.
Em caso de dúvida encaminhar e-mail para:
servgrad@usp.br (alunos de graduação);
cpgfausec@usp.br (alunos de mestrado ou doutorado);

Link para formulário:
https://formsgle/aj22x1DnLKAQNB6m8

 

Estudante Especial de Graduação

Estudante Especial 1º semestre de 2023 - Períodos de Inscrição

A participação  na  categoria Estudante Especial é regulamentada por meio  da Resolução  CoG No 3757, http://www.leginf.usp.br/?resolucao=resolucao-cog-no-3757-de-13-de-dezembro-de1990

que permite ao  candidato  participar de disciplinas dos curso de graduação em Arquitetura Urbanismo, desde que haja autorização  do  docente responsável pela disciplina.

As inscrições serão abertas a cada semestre letivo  e o  candidato  poderá  se inscrever em qualquer disciplina que estiver sendo  oferecida, ficando  a matricula condicionada à autorização  do docente responsável pela disciplina.

As inscrições para a categoria de Estudante Especial para o Primeiro Semestre Letivo de 2023, deverão ser feitas de forma presencial, no Serviço de Graduação da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, nos dias 02 e 03 de março de 2023, das 14 às 18h, mediante apresentação de cópia, e original para conferência,  sem emendas, rasuras ou  recortes dos seguintes documentos:

  • RG
  • Certidão  de nascimento
  • CPF
  • Comprovante de conclusão  do ensino  médio
  • Certificado  de conclusão do ensino  médio
  • Comprovante de endereço
  • Formulário para inscrição de Aluno Especial (2º semestre de 2022), devidamente preenchido e assinado.

Estrutura Curricular

Diploma de Graduação - Arquitetura e Urbanismo │ Design

Emissão de Primeira Via de Diploma

Para ambos cursos, a primeira via do Diploma de Graduação,  é emitida gratuitamente mediante a conclusão do curso e requerimento apresentado pelo interessado.

Para a emissão o interessado deve enviar para o  e-mail: diplomasfau@usp.br, arquivos individuais contendo os seguintes documentos:

  • Carteira de identidade (não será aceita a CNH);
  • Certidão de nascimento;
  • Histórico  escolar do ensino  médio;
  • Certificado de conclusão de curso do  ensino  médio;
  • Formulário de Pedido de Diploma devidamente preenchido  e assinado;

Os arquivos deverão ser enviados em arquivos individuais,  legíveis, sem emendas,  rasuras ou recortes .

Emissão de Segunda Via de Diploma

A segunda via de diploma será emitida, mediante duas situações:

  • Perda de diploma:
  1. Em caso  de perda o portador deverá publicar em jornal  de grande circulação  da cidade de São Paulo, nota onde consta a perda do  diploma, o nome da  Instituição responsável pela emissão do diploma, dados do  portador e  nota informando  que em caso de recuperação  o documento  será inutilizado;
  2. Recolher pagamento, junto ao Serviço de Tesouraria da FAU, conforme orientações constantes no PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE SEGUNDA VIA DE DIPLOMA;
  3. Juntar à publicação original: comprovante de pagamento, certidão de nascimento ou  casamento,  Formulário para Solicitação de Segunda Via de Diploma de Graduação devidamente preenchido, assinado e com assinatura de duas testemunhas;
  4. Apresentar cópia do  RG e  cópia da certidão de nascimento;
  5. O prazo  para emissão do  diploma é de até 90 (noventa)  dias.
  6. O pedido  deve ser protocolado  no Serviço de Graduação, trinta dias após a publicação de perda do  diploma.
  • Dano ou  avaria de documento:
  1. Em caso de dano ou  avaria do  documento recolher, junto  a tesouraria da FAU, por meio  de preenchimento  de formulário  eletrônico, disponível em  Portaria FAUUSP Nº 18  taxas referentes a emissão  da segunda via do diploma;
  2. Apresentar juntamente com comprovante de pagamento o formulário de solicitação de segunda via de diploma, devidamente preenchido e assinado, certidão de nascimento ou casamento, assinatura de duas testemunhas;
  3. Anexar aos documentos o  documento declarado  danificado.
  4. O prazo  para emissão do  diploma é de até 90 (noventa)  dias.

Intercâmbio

Programa de Dupla Formação FAU POLI

O Programa de dupla formação FAU-EPUSP consiste em alunos da FAU, além de todas as disciplinas do curso da FAU, cursarem a EPUSP durante dois anos, nela realizando as atividades estabelecidas neste Programa, e em alunos do curso de Engenharia Civil da EPUSP, além de todas as disciplinas do curso de Engenharia Civil da EPUSP, cursarem a FAU durante dois anos, nela realizando as atividades estabelecidas neste Programa; ao final do Programa, desde que conclua o curso em sua instituição de origem, o aluno receberá o diploma de sua unidade de origem, que será apostilado com uma habilitação da unidade de destino.
O Programa prevê que o aluno frequente por dois anos as disciplinas da unidade de destino. Entende-se que somente assim ele poderá adquirir plenamente a cultura da outra unidade, influenciando-a inclusive com a cultura da sua unidade de origem. Ele poderá a qualquer momento retornar a sua unidade, abrindo mão de seu direito ao Programa. As Comissões de Graduação deverão, em comum acordo, rever os prazos previstos nas Resoluções 75 e 80 do regimento da Universidade, de modo a levar em conta
o tempo superior para a diplomação do aluno.

Devido ao caráter pioneiro no âmbito da Universidade de São Paulo, o Programa considera a necessidade da realização de revisões e reavaliações anuais sistemáticas que acompanhem a sua evolução e aprimorem o seu desenvolvimento. As Diretorias e Comissões de Graduação das unidades deverão definir a forma desse processo.

Requisitos para o ingresso no Programa

Para os alunos da FAU
O candidato deverá ter cursado, no mínimo, 90% do total dos créditos obrigatórios e optativos correspondente ao sétimo semestre da FAU. Não será permitido o ingresso de alunos já matriculados no TFG – Trabalho Final de Graduação da FAU.

Para os alunos da EPUSP
O candidato deverá ter concluído o sexto semestre do curso de Engenharia Civil e ter sido aprovado em todas as disciplinas do primeiro ano do curso de Engenharia da EPUSP e do segundo ano da Grande Área Civil. O Programa se iniciará assim no sétimo semestre do curso. Excepcionalmente, para a primeira seleção, tal exigência será menos rigorosa, sendo aceito candidato ainda sem aprovação em até duas dessas disciplinas.

Mais informações consulte a página da secretaria da Comissão de Graduação.   https://www.fau.usp.br/ensino/graduacao/apoio-ao-aluno/secretaria-cg/ ‎

Horário das disciplinas

Expediente

Emerson dos Santos Lima
Chefe Administrativo

Equipe:
Fernando Gabriel de Abreu – Chefe Substituto

Regina Pires Moreira

Simone Maria de Toledo – Estágio

Contato:
servgrad@usp.br

+55 (11) 2648 0889

+55 (11) 3091 4516

+55 (11) 3091 4520

+55 (11) 3091 4815

Horário de atendimento ao público:
De segunda-feira a sexta-feira, exceto feriados e pontos facultativos, das 14h às 20h.