Modelos de Minutas

Protocolo de Intenções

Internacional: (português) (inglês)
Nacional: (português)

 Usar nos casos que o parceiro demostra que deseja estabelecer um acordo, mas ainda não está definido qual será. Tem a validade de apenas 2 anos.

Acordo de Cooperação Acadêmica

Internacional: (português) (inglês) (espanhol)
Nacional: (português)

 Importante notar que: para a implementação de casos específicos de cooperação, ambas as instituições deverão preparar um programa de trabalho relativo às formas, aos meios e às responsabilidades, que será objeto de um Convênio Específico .

Convênio Acadêmico de Mobilidade

Internacional: (português) (inglês) (espanhol) (francês) (italiano)

Convênio para intercâmbio de docentes/pesquisadores, estudantes de pós-graduação, estudantes de graduação (com reconhecimento mútuo de estudos de graduação) e membros da equipe técnico-administrativa das respectivas instituições.

Anexo I – Convênio Acadêmico de Mobilidade Internacional

(português)

A fim de esclarecer algumas informações administrativas e acadêmicas entre as Instituições parceiras, a CCInt definiu que para os novos convênios deverá ser usado o Anexo I.

Obs.: Se a minuta que deseja não está no idioma necessário, instruímos que o coordenador verifique a possibilidade dele próprio fazer a versão no idioma estrangeiro ou a Instituição parceira poderá fazer a tradução para língua oficial do seu país. Porém destacamos que as versões devem ter sempre o mesmo conteúdo.