Alunos Internacionais (incoming)

Informações destinadas aos alunos que desejam fazer mobilidade na FAUUSP

Note-se que alguns currículos elaborados no exterior são equivalentes aos brasileiros, mas outros são estruturados de forma diferente e, portanto, assimétricos.

A duração dos cursos de graduação da FAUUSP são de 5 anos, sem que haja um mestrado combinado, sendo que o grau de mestrado requer cerca de 2 anos adicionais de formação. Enquanto o bacharelado e o mestrado de Bolonha, por exemplo, exigem respectivamente 3 e 2 anos para a conclusão do programa.

Por essa razão, os atuais alunos de mestrado que obtiveram o título de bacharel de Arquitetura ou Design, devem frequentar as disciplinas da FAUUSP no nível de graduação/1º ciclo (Graduação) em caso de mobilidade de estudo. Os alunos que possuem um diploma de bacharel podem se inscrever em programas de pós-graduação para uma estadia de pesquisa. Se aceitos, eles também podem se inscrever para participar de cursos.

Informativo em Inglês para alunos Incoming (Graduação)

Informativo em Inglês para alunos Incoming (Pós-graduação)

Alunos Internacionais

Intercâmbio na FAUUSP - Graduação

A FAUUSP recebe alunos de instituições parceiras no exterior por um ou dois semestres, a depender da natureza do convênio entre ambas, tanto no curso de Arquitetura quanto no de Design.

Os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design na FAUUSP têm duração de cinco anos. O curso de Arquitetura tem aulas nos períodos da manhã e tarde (das 08h00 às 18h00) e o curso de Design é no período noturno (19h00 às 22h30).

Sobre os créditos: 1 crédito aula equivale a 15 horas e 1 crédito trabalho, 30 horas. A instituição de origem, quando do retorno do aluno, faz uma análise dos créditos e horas completados pelo aluno durante o intercâmbio, para contabilizá-los no seu próprio sistema. (Sistema de creditos)

O ano letivo da FAUUSP se inicia no início do ano, normalmente no final do mês de fevereiro. O calendário acadêmico pode ser acessado no Jupiterweb: uspdigital.usp.br/jupiterweb

Inscrição

Para pleitear uma vaga como intercambista na FAU, a instituição de origem deverá fazer sua nomeação online via sistema Mundus (uspdigital.usp.br/mundus)

Tendo sido selecionado por sua instituição de origem, o aluno intercambista receberá um e-mail com as instruções para completar sua inscrição no Mundus. É dever do aluno providenciar a documentação necessária.

Obs.: O aceite dependerá do número de alunos interessados no semestre, uma vez que o convênio prevê a troca mútua do mesmo número de alunos entre as instituições.

Prazos

Aulas no 1º semestre (Fevereiro – Junho)
Nomination: 01 Ago – 05 Outubro
Application: até 15 Outubro – online
Aulas no 2º semestre (Agosto – Dezembro)
Nomination: 01 Mar – 05 Maio
Application: até 15 Maio – online

Documentos necessários

Uma cópia digital – e legível – dos seguintes documentos será necessária para a inscrição:

  1.  Histórico Escolar / TOR (do curso atual): aceitam-se versões em inglês, espanhol e português. Em outros idiomas, deverá ser enviado o original com uma tradução simples para o português;
  2.  Plano de Estudos / Learning Agreement (USP Draft: http://internationaloffice.usp.br/en/wp-content/uploads/Learning-Agreement-1.pdf ) assinado e carimbado pelo setor / pessoa responsável por aprovar o programa de mobilidade acadêmica ;
  3.  Passaporte (página bio-data): Deve ser válido pelo período do intercâmbio na USP;
  4.  Foto em formato “.jpg” (máximo 50Kb): foto que mostra o rosto da pessoa de frente para a câmera;
  5.  Carta de recomendação (opcional): emitida por autoridade acadêmica da universidade de origem (em português, inglês ou espanhol).
  6.  Seguro saúde: é obrigatório durante o período de intercâmbio no Brasil. Caso o aluno não consiga contratar o seguro no momento da application, poderá encaminhar o comprovante após o período de application.

Learning Agreement

Ao se programar para fazer intercâmbio na FAUUSP, o aluno deverá montar seu Plano de Estudo preliminar usando como base as disciplinas obrigatórias do curso.

Bolsas e Custos

A USP é uma instituição pública e gratuita, recebe alunos estrangeiros sem a cobrança de taxas escolares. Portanto, não oferece bolsas de estudo.

Acomodação

A Universidade não dispõe de alojamento para estudantes estrangeiros. No caso dos alunos intercambistas, é recomendável os alunos procurarem informações no programa Info Housing. Ou então se cadastrar no programa USP iFriend.

Curso de Português para Estrangeiros

Não há exigência formal de conhecimento prévio do português, mas todas as aulas são ministradas no idioma. O Centro de Línguas da FFLCH oferece semestralmente curso de Português para Estrangeiros. Informações pelo site http://www.fflch.usp.br/cl/ ou pelo e-mail: clport@usp.br.

Alimentação

Na USP há os Restaurantes Universitários, conhecidos com “bandejões”. Os Bandejões oferecem café da manhã, almoço e jantar à comunidade USP. O preço das refeições pode ser consultado no link abaixo: https://prip.usp.br/restaurantes/

MATRÍCULA

WI-FI

Guide USP _ Wi-Fi


AUCANI

Mais informações sobre intercâmbio na USP podem ser obtidas no site da AUCANI (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional): http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/incoming/graduacao/mobilidade-estrangeiros/

 

DOCUMENTOS

Solicitamos que vejam nossa webpage elaborada especialmente para explicar os trâmites para o CPF, RNM, Bilhete de Estudante, Cartão USP e BUSP

Intercâmbio na FAUUSP - Pós Graduação

A Pró-Reitoria de Pós Graduação simultaneamente com a AUCANI criaram o programa de Mobilidade de Estudante de Instituição Estrangeira de Pós-Graduação.

O processo de análise e aceite das solicitações é realizado exclusivamente pela Pós-Graduação.

Secretaria da Pós

Informativos:

Orientações CPGFAU

CircCoPGr082019

Duplo Diploma - Graduação

O que é o Duplo Diploma?

O Duplo-Diploma é uma modalidade de mobilidade específica para alunos de graduação. Ela permite que o aluno faça o programa relativo aos dois últimos anos dos cursos (arquitetura ou design) da FAU, podendo obter um diploma referente a essa graduação no final desse período.

O período de estudos varia conforme o acordo estabelecido entre as Escolas. Atualmente os acordos da FAU com a POLIMI preveem que o programa tem a duração de 4 semestres.

A FAU possui os seguintes programas de Duplo-Diploma:

ALUNO FAU: Para participar do programa o aluno deverá se inscrever nos editais específicos para a seleção, sempre observando os requisitos e demais informações.

ALUNO INTERNACIONAL: Para fazer o Duplo-Diploma na FAUUSP o aluno deverá ser nomeado pela sua IES de origem. Para mais informações, procurar o Escritório Internacional da sua escola.

Dupla-Titulação - Pós-Graduação

Os acordos e processos de Dupla Titulação são de responsabilidade da Pós-Graduação da FAU.

Esse tipo de mobilidade é específica para alunos de pós-graduação (mestrado ou doutorado).

Informativo da PRPG sobre Dupla Titulação

LEIA MAIS
Programa PEC-G

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), foi criado oficialmente em 1965 pelo Protocolo nº 55.613 e é regido, atualmente,  pelo Decreto nº 7.948. Esse Programa tem o objetivo de oferecer oportunidade de formação superior em Instituições Brasileiras (IES) a estudantes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico.

Mais informações:

https://www.prg.usp.br/alunos-2/programa-de-estudantes-convenio-de-graduacao-pec-g/

Atualmente a FAUUSP não tem vagas para o programa PEC-G

Programa PEC-PG

O PEC-PG é um programa de cooperação com países da África, Ásia, América Latina e Caribe. Esse programa visa o aumento de qualificação de professores universitários, pesquisadores e profissionais.

Mais informações:

http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/incoming/admissao-em-curso-regular/curso-regular-2/pec-pg/

Atualmente a FAUUSP não tem vagas para o programa PEC-PG

Transferência

O aluno internacional que tem o desejo que solicitar sua transferência de curso para a FAUUSP deverá primeiro verificar a existência de vagas para transferência.

Todo o processo é feito via prova coordenada pela FUVEST

Para mais informações, acesse o site da FUVEST e da CGFAUUSP

https://www.fau.usp.br/ensino/graduacao/apoio-ao-aluno/secretaria-cg/

https://www.fuvest.br/transferencia/

Ingresso na FAUUSP

O aluno internacional que tenha interesse em ingressar em algum curso de graduação da FAUUSP deverá prestar o vestibular da FUVEST.

Para mais informações, acesse o site da FUVEST:

https://www.fuvest.br/

POLÍCIA FEDERAL

POLÍCIA FEDERAL

RNM – REGISTRO NACIONAL MIGRATÓRIO

Os alunos que forem aceitos para fazer intercâmbio na FAUUSP devem providenciar o visto correspondente a sua atividade fim no Brasil. Para maiores informações, procure o Consulado ou Embaixada Brasileira mais próxima da sua cidade.

Além disso, todos os estrangeiros devem solicitar o RNM, ou seja, o Registro Nacional Migratório (antigo RNE – Registro Nacional de Estrangeiro). O prazo para se obter esse Registro é 90 dias a contar do dia que entrou no Brasil.

No caso dos alunos que possuem o VITEM IV (visto para estudo), deverá ser solicitado o Registro com base em visto consular.

Instruções RMN (Pt / Eng)

Check list – Documentos RNM

Declaração de endereço eletrônico e demais meios de contato

StepbyStep – FORMULARIO

StepbyStep – GRU

SITE DA POLÍCIA FEDERAL:

https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/imigracao/registrar-se-como-estrangeiro-no-brasil/registro-de-imigrante-detentor-de-visto

Expediente

Escritório Internacional da FAUUSP – Contato de e-mail

international.fau@usp.br
incoming.fau@usp.br
outgoing.fau@usp.br

Escritório Internacional da FAU – Coordenação

Profa. Dra. Priscila Lena Farias
Presidente

Prof. Dr. Gustavo Orlando Fudaba Curcio
Vice-Presidente

Escritório Internacional da FAU – Equipe Administrativa

Fernanda Samie Shoshi
Chefe da Seção de Apoio Acadêmico
international.fau@usp.br
+55 11 3091-1576

Maria Vilani Cezar
incoming.fau@usp.br
+55 11 3091-1575

Rodrigo Gonçalves Winther
outgoing.fau@usp.br
+55 11 3091-4685

Horário de atendimento presencial:
Segunda-feira a sexta-feira, das 09:00 as 18:00
Período de férias escolares (Jan / Fev / Jul / Dez): Segunda a sexta-feira, das 09h30 as 17h30

Links Externos
window.dataLayer = window.dataLayer || []; function gtag(){dataLayer.push(arguments);} gtag('js', new Date());gtag('config','G-1Y152RWM2K' ,{ 'anonymize_ip': true });