Alunos da FAUUSP


ANTES DO INTERCÂMBIO

REGULARIZAÇÃO NO SISTEMA

Todo aluno que for estudar no exterior deverá regularizar sua situação nos sistemas da USP. Ou seja, tanto aluno que foi indicado pela FAU e USP (via editais da FAU, AUCANI, AUSPIN), ou então de forma independente (Freemover).

Para regularizar sua situação nos Sistemas da USP (Mundus e JupiterWEB), o aluno deverá entregar os documentos abaixo para a CCInt FAU:

– Requerimento de Regularização de Matrícula ( Formulário);

– Carta de aceite da instituição estrangeira;

– Plano de estudos do que pretende cursar durante o intercâmbio (se você não tiver um Plano de Estudos / Learning Agreement feito pela IES de destino, pode usar esse modelo);

– Resumo escolar atualizado;

– Termo de ciência ( Formulário);

Os documentos deverão ser entregues pessoalmente na ordem especificada acima. Caso o aluno não possa vir entregar pessoalmente, um terceiro (parente, amigo, colega do curso, etc) poderá entregar a documentação dele, desde que o Escritório Internacional da FAU seja avisado.

Essa documentação deverá ser entregue antes da saída para o intercâmbio. Caso falte algum documento, favor avisar e encaminhar via e-mail assim que possível.

No próximo semestre, ao consultar sua situação no Sistema JúpiterWEB, deverá constar: “Cursando disciplinas no exterior”.

Observação1: Se você foi contemplado com alguma bolsa, favor entregar os documentos o quanto antes. Se caso você não tiver algum dos documentos citados, entregue a Requisição de Regularização de Matrícula e o Termo de Ciência. Conforme tiver / receber os demais documentos, encaminhe-os para o Escritório Internacional da FAU.

Observação 2: Se você prorrogará seu intercâmbio (ou seja, se ficará mais um semestre além do previsto, não ultrapassando o período de 1 ano), deverá enviar os documentos abaixo por e-mail:

– Requerimento de Regularização de Matrícula – Prorrogação ( Formulário);

– Documento da IES Estrangeira autorizando a prorrogação (e-mail, carta ou declaração)

– Documento da USP autorizando a prorrogação (quando necessário)

DURANTE O INTERCÂMBIO

O aluno deverá solicitar ao Escritório Internacional da IES Estrangeira onde irá estudar a assinatura do documento que comprova o período de início e término dos estudos.

Lembramos que o aluno deverá devolver o documento original no retorno do intercâmbio.

– Certificado de Chegada e Saída ( Formulário);


RETORNO À FAU

O aluno quando retornar à FAU deverá se atentar aos prazos e procedimentos para solicitar à Comissão de Graduação (CG FAU) o aproveitamento dos estudos.

http://www.cg.fau.usp.br/Intercambio.asp

 “ Pelas disciplinas cursadas no exterior, o aluno receberá o número de créditos que a Comissão de Graduação estimar corresponderem às disciplinas em que comprovadamente logrou aprovação, dentro do limite de 50% do exigido por cada Departamento para as optativas, a saber: 1 AUH/1 AUT / 2 AUP. Tal determinação foi aprovada em reunião conjunta entre a Comissão de Graduação e as Chefias de Departamento, em 12.03.2015.

Os créditos obtidos serão lançados em disciplina optativa própria. A Comissão de Graduação poderá reconhecer equivalência entre disciplinas obrigatórias do curso e disciplinas a serem cursadas em outras instituições. ”

No intercâmbio prevalece o mesmo critério para matrícula semestral na FAU. É necessário cursar o mínimo de 12 (doze) créditos-aula (cf. Art. 73 do Regimento Geral da USP). Para isso, considere: 1 crédito-aula (USP) = 15 horas; portanto, você deve cursar disciplinas cuja somatória das cargas horárias totais corresponda a 12x15h = 180 horas/semestre.

Documentação Necessária para Aproveitamento de Estudos

Qualquer dúvida sobre aproveitamento de estudos e comprovação das atividades realizadas em intercâmbio, o aluno deverá contatar a Comissão de Graduação.

 

 

 

 

 

 


Intercâmbio na Alemanha


Comunicação importante para Estudos na Alemanha


Por meio do Centro Brasileiro em Tubingen, informamos que, conforme acordo internacional vigente entre Brasil e Alemanha, brasileiros que vão para estudar não necessitam de visto prévio, ou seja, bastam ter o passaporte. O visto pode ser solicitado na Alemanha mesmo, mediante documento de inscrição “Zulassung” na universidade ou em algum curso do idioma alemão.


Muitos estudantes enfrentam dificuldades para entender as informações sobre a universidade, a moradia, a cidade, etc. devido ao pouco conhecimento do idioma alemão. Sendo assim, o centro está disponível para orientação a quem for à região de Baden-Württemberg pelo brasilien-zentrum@uni-tuebingen.de.


Na Alemanha, há muitos centros brasileiros de recepção acadêmica. Por isso, é de extrema importância que os brasileiros recorram a essas unidades para qualquer informação ou ajuda antes e durante a mobilidade.


Caso o estudante opte por viajar sem visto prévio, o consulado alemão recomenda que isso seja feito através de um voo direto para a Alemanha, para evitar problemas na imigração de outros países. A informação abaixo está na página https://brasil.diplo.de/br-pt/servicos/visto/vistolongaduracao/1048682#content_0


1. Entrada através de um país terceiro: A experiência tem mostrado que muitas vezes ocorrem problemas no controle de fronteira e até mesmo a proibição de entrada quando nacionais brasileiros viajam para a Alemanha com o objetivo de residência permanente sem visto através de outro país (inclusive no espaço Schengen). Isto se deve principalmente ao fato das regulamentações especiais alemãs não serem do conhecimento das autoridades fronteiriças estrangeiras e os viajantes não poderem provar que têm o direito de entrar na Alemanha para uma estadia mais longa sem visto. Portanto, recomendamos reservar um voo direto para a Alemanha para evitar problemas na entrada. Alternativamente, o visto pode ser solicitado com antecedência na representação consular alemã localmente responsável.


ORIENTAÇÕES - CORONAVÍRUS

.

OUTGOING. Aqueles com previsão inicial de viagem próxima devem também observar as recomendações dos governos dos países para os quais se dirigem. Cabe ressaltar que as bolsas concedidas pela AUCANI serão mantidas podendo ser usadas em outras oportunidades, assim que retomada a normalidade. Caso já tenham sido efetuadas as compras de passagens aéreas, os interessados deverão tratar do ressarcimento com as companhias aéreas.

O Hospital das Clínicas (HC) e o Hospital Universitário (HU) poderão ser procurados por aqueles que apresentarem sintomas, e recomendam o seguinte site para maiores informações: https://saude.gov.br/saude-de-a-z/novocoronavirus

Fonte:
http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/destaques/orientacoes-coronavirus/