Alunos Internacionais

INTERCÂMBIO

A FAUUSP recebe alunos de instituições parceiras no exterior por um ou dois semestres, a depender da natureza do convênio entre ambas, tanto no curso de Arquitetura quanto no de Design. Os cursos de Arquitetura e Design na FAUUSP têm duração de cinco anos. O curso de Arquitetura tem aulas nos períodos da manhã e tarde (das 08h00 às 18h00) e o curso de Design é no período noturno (19h00 às 22h30).

Sobre os créditos: 1 crédito aula equivale a 15 horas e 1 crédito trabalho, 30 horas. A instituição de origem, quando do retorno do aluno, faz uma análise dos créditos e horas completados pelo aluno durante o intercâmbio, para contabilizá-los no seu próprio sistema. O ano letivo da FAUUSP se inicia no início do ano, normalmente no final do mês de fevereiro. O calendário acadêmico pode ser acessado no Jupiterweb: uspdigital.usp.br/jupiterweb

Inscrição

Para pleitear uma vaga como intercambista na FAU, a instituição de origem deverá fazer sua nomeação online via sistema Mundus (uspdigital.usp.br/mundus)

Tendo sido selecionado por sua instituição de origem, o aluno intercambista receberá um e-mail com as instruções para completar sua inscrição no Mundus. É dever do aluno providenciar a documentação necessária.

Obs.: O aceite dependerá do número de alunos interessados no semestre, uma vez que o convênio prevê a troca mútua do mesmo número de alunos entre as instituições.

Prazos

Para o primeiro semestre (fevereiro a junho): inscrição online de 01/Agosto até 15/Outubro

Para o segundo semestre (agosto a dezembro): inscrição online de 01/Março até 05/Maio

Documentos necessários

Uma cópia digital – e legível – dos seguintes documentos será necessária para a inscrição:

  1. Carta de recomendação escrita por um professor da universidade de origem;
  2. Contrato de Estudos (assinado e carimbado pela universidade de origem);
  3. Histórico escolar oficial e sua tradução simples para o Português (assinada e carimbada pela universidade de origem);
  4. Cópia da página do passaporte que contém os dados pessoais (deve ser válido para o período de intercâmbio na USP);
  5. Uma foto de rosto em formato “.jpg” (tamanho 50Kb).

Bolsas e Custos

A USP é uma instituição pública e gratuita, recebe alunos estrangeiros sem a cobrança de taxas escolares. Portanto, não oferece bolsas de estudo.

Acomodação

A Universidade não dispõe de alojamento para estudantes estrangeiros. No caso dos alunos intercambistas, é recomendável os alunos procurarem informações no programa Info Housing. Ou então se cadastrar no programa USP iFriend.

Curso de Português para Estrangeiros

Não há exigência formal de conhecimento prévio do português, mas todas as aulas são ministradas no idioma. O Centro de Línguas da FFLCH oferece semestralmente curso de Português para Estrangeiros. Informações pelo site www.fflch.usp.br/cl ou pelo e-mail: clport@usp.br.

Além desse curso a USP oferece um curso de português online: http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/cursos/cursos-a-distancia/curso-de-portugues/

Alimentação

Na USP há os Restaurantes Universitários, conhecidos com “bandejões”. Os Bandejões oferecem café da manhã, almoço e jantar à comunidade USP. O preço das refeições pode ser consultado no link abaixo: http://sites.usp.br/sas/precos/

 AUCANI

Mais informações sobre intercâmbio na USP podem ser obtidas no site da AUCANI (Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional): http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/incoming/graduacao/mobilidade-estrangeiros/

 

Polícia Federal

Autorização para Residência

Os alunos que forem aceitos para fazer intercâmbio na FAUUSP devem providenciar o visto correspondente a sua atividade fim no Brasil, o VITEM IV. Para maiores informações, procure o Consulado ou Embaixada Brasileira mais próxima da sua cidade.

 Além disso, todos os estrangeiros devem solicitar a Autorização para Residência na Polícia Federal Brasileira. No caso dos alunos que tem o VITEM IV, deverá ser solicitado o Registro de Autorização de Residência, com base em visto consular.

Instruções para preenchimento do Formulário da PF

Instruções para preenchimento para emissão da GRU da PF

Declaração de endereço eletrônico

Check list para envio dos documentos via e-mail

Mais informações: http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao/registro-de-autorizacao-de-residencia-1/registro-de-autorizacao/registro-de-autorizacao-de-residencia

 Check-list dos documentos solicitados pela Polícia Federal http://www.pf.gov.br/servicos-pf/imigracao/registro-de-autorizacao-de-residencia-1/registro-de-autorizacao/registro-de-autorizacao-de-residencia-lista-de-documentos

 

Matrícula

Quando chegar o aluno intercambista deverá fazer a matrícula das disciplinas que irá cursar na USP.

A Matrícula definitiva da FAU é realizada pessoalmente no Serviço de Graduação da FAU, normalmente 2 semanas após o início das aulas, para que o aluno intercambista possa assistir algumas aulas sem compromisso e poder se decidir quais disciplinas irá cursar durante o semestre com mais clareza.

O aluno deverá se atentar que apenas as disciplinas constantes na Grade horária do semestre são possíveis para realizar a matrícula.

Há dois tipos de disciplinas:

-Obrigatórias: São disciplinas que terminam em número ímpar. O aluno poderá escolher quantas quiser, desde que não tenha conflito de dia e horário com outra disciplina.

– Optativas: São disciplinas que terminam em número par. Para essas disciplinas há o limite de 2 disciplinas por aluno por semestre, condicionada a existência de vagas.

Arquivos:

2019

– Instruções matrícula

– Grade Horária Arquitetura

– Grade Horária Design

– Formulário de Matrícula

CURTA-DURAÇÃO

A USP prevê uma modalidade de mobilidade chamada de “Curta Duração” que são para aqueles alunos que farão um intercâmbio menor que um semestre.  É indicado para alunos que estudarão uma disciplina de meio de ano, por exemplo.

Procedimentos

 PEC-G

No momento, a FAU não tem nenhuma vaga disponível para esse programa.

O que é PEC-G?

O Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), foi criado oficialmente em 1965 pelo Protocolo nº 55.613 e é regido, atualmente,  pelo Decreto nº 7.948. Esse Programa tem o objetivo de oferecer oportunidade de formação superior em Instituições Brasileiras (IES) a estudantes de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordo educacional, cultural ou científico-tecnológico.

O PEC-G é administrado pelo Ministério das Relações Exteriores, por meio da Divisão de Temas Educacionais (DCE), e pelo Ministério da Educação, em parceria com Instituições de Ensino Superior em todo o país.

EIE (Estudante de Instituição Estrangeira)

A Pró-Reitoria de Pós Graduação simultaneamente com a AUCANI criaram o programa de Mobilidade de Estudante de Instituição Estrangeira de Pós-Graduação.

O processo de análise e aceite das solicitações é realizado exclusivamente pela Pós-Graduação.

Informativos:

Circ.CoPGr/54/2011

Portaria PRPG nº69/2011

TRANSFERÊNCIA

A transferência é quando o aluno iniciou seu estudo em uma instituição e deseja se transferir para outra com a finalidade de terminar seus estudos nessa outra instituição.

Assim como nos casos dos alunos nacionais, a transferência para FAU depende da disponibilidade de vagas para tal.

O processo de transferência é de responsabilidade da Comissão de Graduação.

http://www.cg.fau.usp.br/Transferencias.asp

https://www.fuvest.br/manual-da-transferencia-2019-2020/

INGRESSO

Caso o aluno estrangeiro tenha vontade de cursar o curso da FAU na sua integralidade, a forma de ingresso é a mesma dos alunos nacionais.

Consulte o site da FUVEST para mais informações sobre o vestibular.

https://www.fuvest.br/vestibular-da-usp/