Comissão de Pesquisa


CPq – INFORMA|2020

Informamos que o Coursera prorrogou a duração do programa Coursera for Campus – Covid response, que dá acesso aos cursos e certificados sem custo para os estudantes das universidades afiliadas como a USP. Com este novo prazo, as inscrições nos cursos agora poderão ser feitas até dia 30/09/2020, e os cursos poderão ser concluídos até o final deste ano. < br />Milhares de estudantes da USP já se matricularam, estão participando ou já concluíram um ou mais cursos, e lembramos que, para se beneficiar do programa Coursera for Campus – Covid Response, o interessado deve acessar a página exclusiva da USP no programa, por meio do link (https://www.coursera.org/programs/universidade-de-sao-paulo-br-on-coursera-mvxtw,), fazer o cadastro no programa utilizando o seu email USP e se matricular em um dos 3.800 cursos da lista disponibilizada dentro dessa área restrita, pois são estes que estão com o certificado gratuito.

Pró-Reitoria de Pesquisa


Prezadas(os),

Foi publicado hoje o Edital do 28º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (SIICUSP). Considerando a necessidade de distanciamento social imposta pela pandemia de covid-19, a primeira fase do evento nas Unidades deverá ser realizada preferencialmente a distância, no período entre 15/10 e 30/11/2020. A Etapa Internacional será realizada em março de 2021, em formato a ser definido.

Cronograma:


Informe à Pró-Reitoria de Pesquisa sobre a data do evento e se será em conjunto com outra Unidade
Até 10/09/2020

Inscrições pelos estudantes de graduação e validação pelos orientadores
14/09 a 30/09/2020

Apresentações nas Unidades
15/10 a 30/11/2020

Informe dos estudantes e avaliadores presentes, resumos recomendados para publicação e selecionados para a Etapa Internacional pelas Comissões de Pesquisa
até 10/12/2020

Carregamento dos ofícios com as justificativas para ausência e para apresentação à distância pelas Comissões de Pesquisa
até 10/12/2020

Substituição dos resumos para publicação corrigidos até 11/12/2020

Etapa Internacional com estudantes selecionados e convidados estrangeiros
Março/2021

Divulgação dos participantes que receberam Menção Honrosa
abril/2021


Prezados(as),

Informamos que foram publicados os Editais PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM da vigência 2020/2021, que podem ser acessados no site da Pró-Reitoria de Pesquisa – Inscrições no Sistema Atena: Início: 04/05/2020 às 8h30 | Término: 22/05/2020 às 12h00.

Edital de Bolsas PIBIC-EM – CNPq – 2020/2021
Edital de Bolsas PIBIC – CNPq – 2020/2021
Edital de Bolsas PIBITI – CNPq – 2020/2021

OBSERVAÇÃO:

Para as três chamadas, foi determinado que:

“O processo seletivo interno deverá contemplar apenas projetos de pesquisa que apresentem aderência a, no mínimo, uma das Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), conforme estabelecido na Portaria MCTIC nº 1.122/2020, com texto alterado pela Portaria MCTIC nº 1.329/2020 ( http://www.mctic.gov.br/mctic/opencms/legislacao/portarias/Portaria_MCTIC_n_1122_de_19032020.html ).

Essa aderência deve ser explicitamente apresentada no texto do projeto submetido no âmbito do edital interno.

Áreas de Tecnologias Prioritárias do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC):

• Tecnologias Estratégicas, nos seguintes setores: Espacial; Nuclear; Cibernética; e Segurança Pública e de Fronteira.

• Tecnologias Habilitadoras, nos seguintes setores: Inteligência Artificial; Internet das Coisas; Materiais Avançados; Biotecnologia; e Nanotecnologia.

• Tecnologias de Produção, nos seguintes setores: Indústria; Agronegócio; Comunicações; Infraestrutura; e Serviços.

• Tecnologias para o Desenvolvimento Sustentável, nos seguintes setores: Cidades Inteligentes e Sustentáveis; Energias Renováveis; Bioeconomia; Tratamento e Reciclagem de Resíduos Sólidos; Tratamento de Poluição; Monitoramento, prevenção e recuperação de desastres naturais e ambientais; e Preservação Ambiental.

• Tecnologias para Qualidade de Vida, nos seguintes setores: Saúde; Saneamento Básico; Segurança Hídrica; e Tecnologias Assistivas.

São também considerados prioritários, diante de sua característica essencial e transversal, os projetos de pesquisa básica, humanidades e ciências sociais que contribuam, em algum grau, para o desenvolvimento das Áreas de Tecnologias Prioritárias do MCTIC e, portanto, são considerados compatíveis com o requisito de aderência solicitado.”

Senhores, as CPqs das áreas de Humanidades e Ciências Humanas/Sociais estão se manifestando com profundo desconforto e indignação diante da Chamada em curso, que dá tanto margem para que se proceda como costumeiramente quanto permite a inclusão de critérios para além do quadro de classificação docente que tem sido utilizado como parâmetro já há muitos anos.

Faremos uma consulta agora à PRP a respeito das implicações práticas dessa inclusão.

Manteremos os senhores informados e estamos preparando junto às demais CPqs manifestação coletiva ao que, no limite, significa um corte para projetos na área de humanidades e ciências humanas/sociais.

Perguntas/dúvidas/demandas de colegas e sugestões podem ser encaminhadas à nossa CPq para orientar a articulação para fazer frente ao Edital em curso.

Atenciosamente,

Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno
Presidente da CPq-FAUUSP


INFORME – CPq – 2019

Lançamento do Edital USP-COFECUB 2019 :
Aberto o período para submissão de projetos para o Edital do Programa USP-COFECUB 2019.

O objetivo do programa é fomentar e desenvolver a cooperação acadêmica por meio de intercâmbio de pesquisadores, o que propicia a realização de pesquisas conjuntas entre grupos da USP e da França, facilita a troca de informações e a colaboração entre as duas comunidades científicas.

O Edital e as Regras Gerais do Programa estão disponíveis em: http://www.usp.br/internationaloffice/index.php/editais/edital-cofecub-2019/


INFORME – CPq|2018 novo!

Prezado(a) Professor(a) e Aluno(a),

Ref.: 26 SIICUSP|2018 – realizado na FAUUSP – no dia 20/09/2018.
A pedido do Prof. Dr. Leandro Silva Medrano – Presidente da Comissão de Pesquisa da FAUUSP, informamos, os projetos selecionados para a Etapa Internacional e resumos recomendados para publicação (anexo, ofícios).

Resumos recomendados para publicação

Alunos selecionados para a segunda etapa do 26 SIICUSP 2018

Prezado(a) Professor(a) Aluno(a),

Informamos que o 26º. SIICUSP (Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP), será realizado em duas etapas, sendo a primeira na FAUUSP, no dia 20 de setembro de 2018.
Na qualidade de coordenador do 26º. SIICUSP – 1ª. Etapa tenho o prazer de convidá-lo(a) para participar da abertura do evento que terá lugar no Anfiteatro da FAUUSP – dia 20 de setembro de 2018, às 8h30.
Em seguida serão apresentados os trabalhos de Iniciação Científica dos alunos PIBIC da FAUUSP, de outras agências de fomento e de diversas Instituições de Ensino.

A Pesquisa de Iniciação Científica na FAUUSP

Programação SIICUSP 2018

As inscrições para os Editais PIBIC e PIBITI e PIBIC-EM estarão abertas a partir do dia 23/04/2018 – início às 08h30, encerram às 12h00 do dia 23/05/2018. novo!

Estão disponíveis em USP – Iniciação Científica os Editais para inscrição de projetos
PIBIC/PIBITI e PIBIC-EM.
Os orientadores interessados deverão inscrever seus projetos no sistema Atena (Programas>Iniciação>Projetos). As instruções para o cadastro do projeto estão disponíveis no item 1.2 do manual (Programas>Iniciação>Ajuda).

ATENDIMENTO | INFORMAÇÕES CORRELATAS

O atendimento aos orientadores em concorrer aos Editais PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM deve ser feito à Comissão de Pesquisa.
O Fale Conosco da Pró-Reitoria de Pesquisa responderá apenas a solicitações desta Comissão.

ORIENTADORES PÓS-DOUTORANDOS

Os orientadores pós-doutorandos que quiserem inscrever seus projetos deverão solicitar acesso ao sistema à Comissão de Pesquisa. Para liberar o acesso do pós-doutorando. Após o cadastro pela CPq, o pós-doutorando deverá cadastrar sua senha no link “Primeiro Acesso! do menu Acesso Restrito.

Atenciosamente,

Comissão de Pesquisa – FAUUSP

______________________________

É da responsabilidade da Comissão de Pesquisa a coordenação de ações da faculdade no campo da pesquisa e de seu processo de avaliação periódica, o estímulo, a promoção e as novas propostas relacionadas com a área, assim como a divulgação do resultado das atividades de pesquisa na FAU.

As atividades de pesquisa se desenvolvem em várias formas na faculdade, a começar pelos programas de Iniciação Científica,  Pré Iniciação Cientifica, passando pela pós-graduação aos níveis e Programa de Pós-Doutorado e bolsas de aperfeiçoamento, além de consultorias, assessorias.

Nos últimos anos assistimos à criação de laboratórios de pesquisa nos departamentos, que têm gerado conhecimento por meio de grupos de pesquisa, constituídos de alunos de graduação e pós-graduação.

 

 

 

 

 

 


Expediente

E-mail: cpqfau@usp.br

Telefone: +55 (11) 3091 4534 

Elizabete Melchior dos Reis

Secretária

Profa. Dra. Beatriz Piccolotto Siqueira Bueno

Presidente da Comissão de Pesquisa

Profa. Dra. Marta Vieira Bogéa

Vice-Presidente da Comissão de Pesquisa

Composição da Comissão de Pesquisa