Archives

FAUUSP sedia o 5º CIAP – Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística na cidade de São Paulo

ABAP promove o 5º CIAP – Congresso Internacional de Arquitetura Paisagística na cidade de São Paulo

A 5ª versão do evento tem como tema a “Paisagem e Arte”  

Data: 28/04 (domingo) – no CINEARTE no Conjunto Nacional, com a exibição do documentário sobre Roberto Burle Marx

29 e 30/04 – na FAUUSP – Edifício Vilanova Artigas – Auditório Ariosto Mila e Salão Caramelo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP – FAUUSP (Exposição)

Promoção: ABAP – Associação Brasileira de Arquitetos Paisagistas

Apoio: CAU/SP – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo 

Evento gratuito

É necessário fazer inscrição devido à capacidade de lotação 

Inscrições em www.abap.org.br

Ver convite

Ver programação

Mais informações

REDBULL Paper Wings

Começa daqui a pouco, às 17h, no Salão Caramelo da FAUUSP, o Campeonato de Avião de Papel da RedBull. Trata-se de um evento internacional só para alunos universitários. Em São Paulo estão participando alunos da USP e da Faculdade São Judas. Os finalistas que tiverem os melhores tempos e as melhores distâncias receberão kits da marca e participarão da grande final nacional. O vencedor da disputa irá para a Austria representando o Brasil.
Vale destacar que todo o papel utilizado para a confecção dos aviões e latinhas serão encaminhadas para reciclagem.

 

 

Palestras organizadas pela disciplina AUH129 – Arquitetura Moderna  

P a l e s t r a s
 
Organização: disciplina AUH129 – Arquitetura Moderna  
“Cerâmica Armada no Brasil”
Palestra da Profª Drª Juliana Suzuki
 
“Estação Antártica e outras arquiteturas”
Palestra do Prof. Dr. Emerson Vidigal
 
 
 
No dia 24 de abril, quarta-feira, das 8 às 12h, na sala 804, a FAU USP receberá os professores doutores JULIANA SUZUKI e EMERSON VIDIGAL para palestras.
 
A Profª Drª JULIANA SUZUKI, do Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresentará uma síntese de sua pesquisa de pós-doutorado sobre o escritório
de engenharia uruguaio DIESTE & MONTAÑEZ.
 
Fundado em 1956 em Montevidéu por Eládio Dieste e Eugenio Montañez, notabilizaram-se por desenvolver um sistema de cálculo e construção inovadores para o contexto da época: a cerâmica armada. 
 
As estruturas desenvolvidas por D&M permitiram construir balanços de até 16 metros e vãos livres que podem chegar a 60 metros utilizando o tijolo cerâmico como matéria-prima básica. A Igreja do Cristo Obrero em Atlántida e a Igreja de San Pedro de Durazno são duas obras clássicas da história da arquitetura latino-americana da segunda metade do século 20.
 
D& M atuaram no Brasil do final dos anos 1960 até início da década de 1980 construindo grandes estruturas de cerâmica armada para as CEASAs de Porto Alegre, Rio de Janeiro, Curitiba, Goiânia e Maceió, como também o Centro de Manutenção do Metrô do Rio de Janeiro, entre dezenas de obras que alcançam a ordem de 800 mil metros construídos no país. 
 
O Brasil é o depositário do maior volume de obras realizadas pelo escritório uruguaio – mais do que em seu país natal ou na Argentina, onde também atuaram. A palestra contemplará o
conjunto das realizações de D&M no Brasil, em sua maioria desconhecidas na história da Arquitetura do Brasil e mesmo na historiografia uruguaia.
 
O Prof. Dr. EMERSON VIDIGAL, também do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UFPR, apresentará a Estação Antártica Comandante Ferraz, inaugurada em março passado, proposta vencedora de concurso público nacional de projetos. Vidigal e o Estúdio 41 constituem um grupo de jovens arquitetos que vem se destacando em inúmeros concursos públicos de arquitetura e urbanismo: Masterplan da Orla do Lago Paranoá, Brasília (1º lugar), Operação Consorciada Água Branca, São Paulo (1º lugar), Centro Cultural e de Eventos de Nova Friburgo (1º lugar) e Cabo Frio (1º lugar), Centro de Exposições Agropecuárias de Planaltina (2º lugar), Anexo da Câmara Municipal de Porto Alegre (2º lugar).
 
 

FAUUSP RECEBE ELS LAGROU EM “QUINTAS AMERÍNDIAS”

No “Quintas Ameríndias” desta semana a FAUUSP receberá a Profa. Dra. Els Lagrou (UFRJ), conferencista que explanará sobre “Grafismos e Figuração nas Artes Indígenas”. 

Els Lagrou é professora de Antropologia do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia (PPGSA, UFRJ); bolsista 1 do CNPq.  Coordena o grupo de pesquisa NAIPE (Núcleo de Arte, Imagem e Pesquisa Etnológica) e os Seminários do SMARTIE, formas expressivas e agentivas (UFRJ).

Publicou os livros A fluidez da forma: arte, alteridade e agência em uma sociedade amazônica (Topbooks, 2007), Arte indígena no Brasil (ComArte, 2009, 2015), editou com Carlo Severi Quimeras em diálogo, grafismo e figuração nas artes ameríndias (7Letras, 2014) e editou o catálogo No caminho da miçanga (MI/UNESCO, 2017), exposição da qual foi curadora. 

A coordenação do Projeto JP Barroco Cifrado/FAUUSP/FAPESP é da professora Renata Martins, com participação do professor Luciano Migliaccio – Projeto Barroco Cifrado FAPESP, ABYA-YALA FAU.

 

 

A FAU receberá na próxima sexta-feira, dia 5 de abril, Jorge Vicente Ramízes Nieto, professor titular da Universidad Nacional de Colombia (UNAL), para proferir a duas palestras como parte das atividades das disciplinas AUH 156 e AUH 5870.

 

Visita monitorada à FAUUSP

A atividade é destinada a estudantes que estejam concluindo o ensino médio e escolhendo um curso universitário. A visita, que será realizada no dia 03 de abril, das 14:00 às 17:00 horas é parte do
programa USP de visitas monitoradas. Tem por objetivo apresentar os cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design e umpanorama das respectivas atividades profissionais.
A programação tem início no auditório do Edifício Vilanova Artigas,sede da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade deSão Paulo, com apresentações feitas por docentes, alunos e
funcionários, que fornecerão informação sobre os cursos, atividades de extensão e pesquisa; infraestrutura disponível aos alunos,laboratórios e biblioteca.
Em seguida será feita visita, em grupos, que percorrerão os diferentes espaços do edifício.
Atividade é gratuita mas requer inscrição prévia pelo site.
Vagas limitadas.
Mais informações de local, datas e inscrições no link: http://prceu.usp.br/uspprofissoes/

III ICHT 2019 – Colóquio Internacional Imaginário: Construir e Habitar a Terra – Deformações, Deslocamentos e Devaneios

O terceiro Colóquio Internacional – Imaginário: Construir e Habitar a Terra – ICHT 2019,  prossegue em seu intuito de ampliar as fronteiras do pensamento sobre as imagens e os imaginários das cidades no século XXI.

Programação

16 de abril de 2019 – terça-feira

8h30 – abertura do III ICHT – Comitê de Organização

9h30 – Sessão de Pôsteres

11h00 – Mesa-redonda 1 – “Mobilidade das imagens: continuidade, rupturas e experimentações” com Rogério de Almeida (FEUSP), Artur Rozestraten(FAUUSP) e Jean-Jacques Wunenburger (CRI2i/Centre Gaston Bachelard)

12h30/14h30 – Almoço

15h – Atividades complementares externas

18h30 – Confraternização de abertura

 

17 de abril de 2019 – quarta-feira

8h30 – Mesa-redonda 2 – “Terra, paisagem, lugar: imaginários / representações” com Sandra Maria Patrício (IPUSP), Vladimir Bartalini (FAUUSP) e Dirk Hennrich (IEAUSP)

10h00 – Mesa-redonda 3 – “Deslocamentos da imagem do arquiteto: processo e produção para a complexidade” com Luciano Margotto (FAUUSP), Fernando de Mello Franco (FAU Mackenzie) e Gil Barros (FAUUSP)

11h30 – Mesa-redonda 4: “Representando conflitos e resistências: cartografias e o campo ampliado da produção de imagens contra-hegemônicas” com Karina Leitão (FAUUSP); Natacha Rena (UFMG) e David Sperling (IAUUSP)

13h/14h30 – Almoço

15h – Atividades complementares externas

 

18 de abril de 2019 – quinta-feira

8h30 – Mesa-redonda 5 – “Cidade e imagem: fotografia e experiência urbana” com Fabiana Bruno (UNICAMP), Sara Goldchmit (FAUUSP) e Tuca Vieira(Mestre FAUUSP)

10h00 – Mesa-redonda 6: “Cenários Urbanos Futuros” com Michel Rautenberg (Centre Max Weber, Université de Lyon-Saint Étienne), Giselle Beiguelman (FAUUSP) e Gabriel Mazzola Poli de Figueiredo (Doutorando FAUUSP/CUF)

11h30 – Mesa-redonda 7: “Arquitetura e audiovisual: a disputa pelo espaço nas telas” com Cássia Hosni (Doutoranda FAUUSP), Juliana Froehlich (Doutora pela Universidade da Antuérpia) e Lívia Perez (Doutoranda ECAUSP/Doctela)

13h/14h30 – Almoço

15h – Mesa redonda de apresentação e debate das atividades complementares externas realizadas

17h00 – Mesa-redonda de síntese

18h30 – Confraternização de encerramento

 

Dúvidas poderão ser esclarecidas junto ao Comitê Organizador no site

http://sites.usp.br/icht2019/contato/