Serviço de Graduação / Seção de Alunos

Orientação, acompanhamento e registro acadêmico das ocorrências relacionadas ao corpo discente, desde o momento do ingresso no curso até a colação de grau.

Responsável pelo registro de informações no Sistema/USP – Júpiter e Netuno. Gerencia os processos de cadastro de turmas, elaboração de horário, com distribuição das disciplinas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, dando suporte aos Departamentos. Elabora e fomenta a estrutura curricular de ambos os cursos, elaborando os relatórios físico e eletrônico, inserindo informações no Sistema Júpiter dos dados necessários para criação, alteração e equivalência de disciplinas que compõem as respectivas Estruturas Curriculares dos cursos de graduação da Unidade e Programa de Dupla Formação FAU/EPUSP.

Atendimento, orientação e auxílio aos alunos regulares, intercambistas e especiais, acerca de resolução de problemas relativos a matrículas, semestre ideal, expedição de documentos.

Organização e apoio à cerimônia oficial de Colação de Grau, expedição de documentos relativos ao encerramento de curso, bem com apoio diário, expedição de documentos para alunos e ex-alunos e resolução de problemas diários referentes a matrícula de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design.

Emissão de documentos

Atestados

Podem ser emitidos automaticamente pelo Sistema JúpiterWeb, na aba “Aluno>Emissão de Documentos“, com as seguintes opções:

  • Atestado de aluno – Atesta que é um aluno de graduação;
  • Atestado de aluno trancado – Atesta que é um aluno de graduação com matrícula trancada;
  • Atestado de matrícula – Atesta que um aluno está matriculado;
  • Atestado de matrícula com disciplinas – Atesta que um aluno está matriculado, informando as disciplinas;
  • Atestado de matrícula de aluno especial com disciplinas – Atesta que um aluno especial está matriculado, informando as disciplinas;
  • Declaração de participação em programas de bolsa – Declara que um aluno de graduação participa ou participou de programas de bolsa;
  • Declaração para abertura de conta bancária – Declaração para abertura de conta corrente no Banco do Brasil.

Caso as opções acima não atendam às necessidades, o interessado poderá solicitar este documento por e-mail para servgrad@usp.br, devendo informar seu Nº USP e a finalidade do documento a ser emitido.

 

Declarações

Declarações são emitidas segundo a necessidade de cada um dos alunos. Podem conter dados relativos ao período de conclusão, ao prazo restante para conclusão ou dados específicos que atendam a demanda do solicitante. Este documento deve ser solicitado por meio do endereço: servgrad@usp.br e serão emitidos conforme a demanda dos pedidos, no prazo máximo de 10 (dez) dias.

Histórico Escolar

Pode ser emitido por meio diretamente na página do Sistema Júpiter, com código de autenticidade, que permite a verificação de autenticidade do documento. Caso haja necessidade de assinaturas físicas, o documento deve ser solicitado por meio do endereço: servgrad@usp.br.

  • aluno regularmente matriculado tem direito a 03 (três) vias de seu histórico por semestre. Além deste número devem ter as taxas correspondentes recolhidas junto ao Serviço de Tesouraria, por meio de preenchimento de formulário eletrônico, constante na PORTARIA Nº 38/2023 – Portaria 038-2023 –  Tabela de valores de taxas_ 2025 (3).
  • Alunos que já concluíram o curso, tem direito a 01 (uma) via de seu histórico escolar, por ano. Vias além deste número devem ter as taxas correspondentes recolhidas junto ao Serviço  de Tesouraria, por meio de preenchimento de formulário eletrônico constante na PORTARIA Nº 38/2023 – Portaria 038-2023 –  Tabela de valores de taxas_ 2025 (3)
  • Versão Digital – Histórico Escolar – A versão  digital do Histórico Escolar será emitida com a certificação  digital e assinatura eletrônica dos responsáveis  sem custo algum. Dever ser solicitada  por meio  do  endereço eletrônico: servgrad@usp.br.

 

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR*
*conforme Portaria Nº 38/2023, de 13 de julho de 2023.

1ª etapa
O(a) interessado(a):
I) efetua transferência ou depósito (preferencialmente identificado) da taxa de emissão e envio da documentação no valor de R$ 14,81 (POR VIA SOLICITADA), podendo ser em inglês ou português, na conta receita da faculdade:
– Banco do Brasil (código do banco: 001)
– Agência 7009-2
– Conta corrente de nº 130393-7
– Interessado CONTA RECEITAS DF
– CNPJ 63.025.530/0011-86
II) preenche o formulário eletrônico (vide link e QR Code) de solicitação do conteúdo, informando seus dados pessoais e anexando o comprovante de pagamento e o histórico escolar (caso não o possua, solicitar no Serviço de Graduação).

2ª etapa
O(a) interessado(a) deverá aguardar a área responsável (Serviço de Graduação)
realizar o procedimento de produção, a área financeira confirmar o pagamento e emitir os comprovantes (recibo e recolhimento aos cofres públicos), e o Serviço de Graduação disponibilizar ou enviar o documento por meio de postagem pelos dos Correios. O prazo máximo para efetivação de todas essas etapas é de até quinze (15) dias úteis.
Caso o interessado opte pelo envio por meio dos Correios, será acrescida a taxa de postagem.

3ª etapa
O(a) interessado(a) será informado da disponibilidade do documento solicitado ou receberá os documentos solicitados em seu endereço informado.
Obs.: Em caso de dúvida encaminhar e-mail para servgrad@usp.br.

Conteúdo Programático

O Conteúdo Programático é o documento que informa dados específicos de cada uma das disciplinas ministradas por esta faculdade, como objetivos, docentes responsáveis, ementa, programa método de avaliação e demais dados pertinentes a disciplina. Geralmente é solicitado no processo de revalidação de diploma ou processo de transferência. A emissão é feita mediante recolhimento de taxa referente a emissão e, quando for opção, postagem do material. Para a versão eletrônica, sem custos, o interessado poderá solicitar por meio do endereço: servgrad@usp.br.

Orientações acerca da emissão de conteúdo programático constam na PORTARIA Nº 38/2023 – Portaria 038-2023 – Tabela de valores de taxas_ 2025 (3). Orientações para emissão de Conteúdo Programático.

Segunda via - Bilhete BUSP

PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DE CARTÃO BUSP*
*conforme Portaria FAU nº 038/2023, de 13 de julho de 2023.

1ª etapa:
O(a) interessado(a):
I) efetua transferência ou depósito (preferencialmente identificado) da taxa de remissão
e envio do cartão no valor de R$ 18,38 na conta receita da faculdade.
– Banco do Brasil (código do banco: 001)
– Agência 7009-2
– Conta corrente de nº 130393-7
– Interessado CONTA RECEITAS DF
– CNPJ 63.025.530/0011-86
II) preenche o formulário eletrônico 2ª via de Cartão BUSP (v.10.1) de solicitação de segunda via do cartão, informando seus dados pessoais e anexando o comprovante do pagamento.

2ª etapa:
I) A área responsável incluirá a solicitação no sistema da USP, vinculado à SPTrans
(responsável pela confecção do cartão);
II) Após o cartão ser confeccionado e enviado à FAU, o(a) interessado(a) receberá um e-mail solicitando o comparecimento para retirada.

3ª etapa
A área responsável incluirá a solicitação no sistema da USP, vinculado à SPTrans (responsável pela confecção do cartão). Após o cartão ser confeccionado e enviado à FAU, a área responsável fará a postagem junto aos Correios no endereço informado.
Em caso de dúvida encaminhar e-mail para:
servgrad@usp.br

Link para formulário:2ª via de Cartão BUSP (v.10.1)

 

Trancamento de Disciplina e Trancamento Total de Curso

O  trancamento, de disciplinas e total de curso, é um recurso  reservado aos alunos regulares de graduação que podem ser utilizados da seguinte forma:

  • Trancamento de Disciplina:  Este recurso deve ser utilizado dentro do período estabelecido por  meio do calendário Júpiter, em concordância com as datas estabelecidas pela FAUUSP. O trancamento  de disciplinas garante que a disciplina seja excluída de seu histórico  escolar sem reprovação, ficando registrado que a disciplina foi trancada no semestre.
    Em caso de trancamento  de disciplinas obrigatórias o aluno deverá cursá-la para que os créditos obrigatórios do  curso sejam cumpridos.
    Em caso de trancamento  de disciplinas optativas, é obrigatório o  cumprimento do  crédito mas, sem a obrigatoriedade de ser a mesma disciplina que foi trancada. É necessário apenas o cumprimento do  crédito, sem a necessidade de ser a mesma  disciplina.
  • Trancamento  Total de Curso: O trancamento total do curso permite ao aluno se afastar das atividades acadêmicas pelo período de quatro semestres, consecutivos ou não, podendo ser prorrogado por mais um semestre, desde que haja a autorização da Comissão de Graduação. O  retorno  às  atividades acadêmicas  poder se dar em qualquer tempo porém orientamos que seja em período  que permita ao  aluno acompanhar as disciplinas em sua  totalidade, para que não  tenha prejuízo, preferencialmente antes do  período de interação de matrícula do  semestre seguinte.
    O pedido de trancamento poder ser feito  eletronicamente por meio do  endereço: servgrad@usp.br, mediante envio do formulário de Trancamento Total devidamente preenchido com todas as informações solicitadas. No  caso de envio de formulário com  informações incompletas, o pedido não  será processado.INFORMAÇÕES IMPORTANTES: 
  • Não é permitido o trancamento total ao alunos ingressantes, no  primeiro semestre, salvo casos específicos analisados e  autorizados pela Comissão de Graduação;
  • Para trancamento total de curso é necessário ter cumprido o mínimo de 24 créditos;
  • Para trancamento de disciplinas é necessário que o aluno permaneça matriculado em 12 créditos nos mínimo, no semestre.

Exercícios Domiciliares

Exercício  Domiciliar é uma categoria de atividade prevista quando  há impedimentos declarados de possibilidade de comparecimento às  atividades acadêmicas regulares  presenciais, com base na Resolução CoG 8754, de 26.02.2025: https://www.fau.usp.br/wp-content/uploads/2025/02/RESOLUCAO-No-8754_-Exercicios-Domiciliares-e-abono-de-faltas-na-graduacao.pdf , que dispõe sobre o  regime de exercícios domiciliares e abono de faltas na graduação.

Este recurso é garantido aos alunos regulares de graduação, observando-se as especificidades da concessão, estabelecida pela Resolução.

O aluno deverá preencher o formulário de  Requerimento atividade domiciliar – FAUUSP  e enviá-lo devidamente preenchidos, contendo  tda as  informações solicitadas e assinaturas exigidas para  servgrad@usp.br.

Emissão de Diploma de Graduação

Primeira Via de Diploma de Graduação

A primeira  via do  diploma de graduação  é gratuita e emitida ao término do  curso de graduação.  Para emissão o interessado deve enviar arquivos digitais, de boa resolução, individuais, em pdf, legíveis, sem cortes, emendas ou rasuras dos seguintes documentos:

  • RG
  • Certidão de Nascimento
  • Histórico Escolar  e  Certificado de Conclusão de Curso do  Ensino  Médio
  • Formulário de Pedido de Diploma – Formulario devidamente preenchido e assinado.

Os arquivos devem ser enviados para o  endereço: diplomasfau@usp.br. O prazo  médio para emissão do documento é de 90 (noventa)  dias.

Não  há custos para a emissão  da primeira via do  diploma.

Segunda Via de Diploma de Graduação

Estudantes Especiais

O interessado em ingressar como aluno especial deverá fazer sua inscrição mediante apresentação de requerimento por meio de  Formulario-de-Inscricao-2o-semestre-de-2025 (3), dias 1 e 2 de agosto de 2025, juntamente  com os seguintes  documentos:

I. cópia do documento de identidade (não será aceita a CNH);

II. cópia do certificado de conclusão do Segundo Grau ou equivalente;

III. CPF

IV. comprovante de residência

A inscrição será feita eletronicamente e os documentos devem ser enviados em arquivos individuais, de boa resolução, sem emendas, recortes ou rasuras para  o endereço: servgrad@usp.br.

O candidato a Estudante Especial poderá cursar até 12 (doze) créditos, poderá apresentar inscrição para tantas disciplinas quanto desejar porém,  no momento  da matrícula, deverá escolher até 12 créditos para cursar.

Ao final do semestre, após o devido cadastro, será fornecido o histórico  escolar contendo frequência e nota referentes a presença e  aproveitamento do aluno na(s) disciplina(s) cursadas.

Estrutura Curricular

HORARIOS DAS DISCIPLINAS

Arquitetura e Urbanismo - 2º Semestre 2025
Expediente

Emerson dos Santos Lima
Chefe Administrativo de Serviço

Equipe:
Fernando Gabriel de Abreu   
Chefe Substituto

Regina Pires Moreira
Técnica Acadêmica

Simone Maria de Toledo           
Estágios

Contatos:
servgrad@usp.br

+55 (11) 2648 0889
+55 (11) 3091 4516
+55 (11) 3091 4520
+55 (11) 3091 4815

Atendimento ao público:
Atenção:
De segunda a sexta-feira:

  • Das 09h às 11h
  • Das 14h às 16h
  • Das 18h às 21h

(Exceto feriados, pontos facultativos e pontes de recesso).