Orientação, acompanhamento e registro acadêmico das ocorrências relacionadas ao corpo discente, desde o momento do ingresso no curso até a colação de grau.
Responsável pelo registro de informações no Sistema/USP – Júpiter e Netuno. Gerencia os processos de cadastro de turmas, elaboração de horário, com distribuição das disciplinas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo e Design, dando suporte aos Departamentos. Elabora e fomenta a estrutura curricular de ambos os cursos, elaborando os relatórios físico e eletrônico, inserindo informações no Sistema Júpiter dos dados necessários para criação, alteração e equivalência de disciplinas que compõem as respectivas Estruturas Curriculares dos cursos de graduação da Unidade e Programa de Dupla Formação FAU/EPUSP.
Atendimento, orientação e auxílio aos alunos regulares, intercambistas e especiais, acerca de resolução de problemas relativos a matrículas, semestre ideal, expedição de documentos.
Organização e apoio à cerimônia oficial de Colação de Grau, expedição de documentos relativos ao encerramento de curso, bem com apoio diário, expedição de documentos para alunos e ex-alunos e resolução de problemas diários referentes a matrícula de alunos dos cursos de Arquitetura e Urbanismo e de Design.
Podem ser emitidos automaticamente pelo Sistema JúpiterWeb, na aba “Aluno>Emissão de Documentos“, com as seguintes opções:
Caso as opções acima não atendam às necessidades, o interessado poderá solicitar este documento por e-mail para servgrad@usp.br, devendo informar seu Nº USP e a finalidade do documento a ser emitido.
Declarações são emitidas segundo a necessidade de cada um dos alunos. Podem conter dados relativos ao período de conclusão, ao prazo restante para conclusão ou dados específicos que atendam a demanda do solicitante. Este documento deve ser solicitado por meio do endereço: servgrad@usp.br e serão emitidos conforme a demanda dos pedidos, no prazo máximo de 10 (dez) dias.
Pode ser emitido por meio diretamente na página do Sistema Júpiter, com código de autenticidade, que permite a verificação de autenticidade do documento. Caso haja necessidade de assinaturas físicas, o documento deve ser solicitado por meio do endereço: servgrad@usp.br.
PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE HISTÓRICO ESCOLAR*
*conforme Portaria Nº 38/2023, de 13 de julho de 2023.
1ª etapa
O(a) interessado(a):
I) efetua transferência ou depósito (preferencialmente identificado) da taxa de emissão e envio da documentação no valor de R$ 14,81 (POR VIA SOLICITADA), podendo ser em inglês ou português, na conta receita da faculdade:
– Banco do Brasil (código do banco: 001)
– Agência 7009-2
– Conta corrente de nº 130393-7
– Interessado CONTA RECEITAS DF
– CNPJ 63.025.530/0011-86
II) preenche o formulário eletrônico (vide link e QR Code) de solicitação do conteúdo, informando seus dados pessoais e anexando o comprovante de pagamento e o histórico escolar (caso não o possua, solicitar no Serviço de Graduação).
2ª etapa
O(a) interessado(a) deverá aguardar a área responsável (Serviço de Graduação)
realizar o procedimento de produção, a área financeira confirmar o pagamento e emitir os comprovantes (recibo e recolhimento aos cofres públicos), e o Serviço de Graduação disponibilizar ou enviar o documento por meio de postagem pelos dos Correios. O prazo máximo para efetivação de todas essas etapas é de até quinze (15) dias úteis.
Caso o interessado opte pelo envio por meio dos Correios, será acrescida a taxa de postagem.
3ª etapa
O(a) interessado(a) será informado da disponibilidade do documento solicitado ou receberá os documentos solicitados em seu endereço informado.
Obs.: Em caso de dúvida encaminhar e-mail para servgrad@usp.br.
O Conteúdo Programático é o documento que informa dados específicos de cada uma das disciplinas ministradas por esta faculdade, como objetivos, docentes responsáveis, ementa, programa método de avaliação e demais dados pertinentes a disciplina. Geralmente é solicitado no processo de revalidação de diploma ou processo de transferência. A emissão é feita mediante recolhimento de taxa referente a emissão e, quando for opção, postagem do material. Para a versão eletrônica, sem custos, o interessado poderá solicitar por meio do endereço: servgrad@usp.br.
Orientações acerca da emissão de conteúdo programático constam na PORTARIA Nº 38/2023 – Portaria 038-2023 – Tabela de valores de taxas_ 2025 (3). Orientações para emissão de Conteúdo Programático.
PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE 2ª VIA DE CARTÃO BUSP*
*conforme Portaria FAU nº 038/2023, de 13 de julho de 2023.
1ª etapa:
O(a) interessado(a):
I) efetua transferência ou depósito (preferencialmente identificado) da taxa de remissão
e envio do cartão no valor de R$ 18,38 na conta receita da faculdade.
– Banco do Brasil (código do banco: 001)
– Agência 7009-2
– Conta corrente de nº 130393-7
– Interessado CONTA RECEITAS DF
– CNPJ 63.025.530/0011-86
II) preenche o formulário eletrônico 2ª via de Cartão BUSP (v.10.1) de solicitação de segunda via do cartão, informando seus dados pessoais e anexando o comprovante do pagamento.
2ª etapa:
I) A área responsável incluirá a solicitação no sistema da USP, vinculado à SPTrans
(responsável pela confecção do cartão);
II) Após o cartão ser confeccionado e enviado à FAU, o(a) interessado(a) receberá um e-mail solicitando o comparecimento para retirada.
3ª etapa
A área responsável incluirá a solicitação no sistema da USP, vinculado à SPTrans (responsável pela confecção do cartão). Após o cartão ser confeccionado e enviado à FAU, a área responsável fará a postagem junto aos Correios no endereço informado.
Em caso de dúvida encaminhar e-mail para:
– servgrad@usp.br
Link para formulário:2ª via de Cartão BUSP (v.10.1)
O trancamento, de disciplinas e total de curso, é um recurso reservado aos alunos regulares de graduação que podem ser utilizados da seguinte forma:
Exercício Domiciliar é uma categoria de atividade prevista quando há impedimentos declarados de possibilidade de comparecimento às atividades acadêmicas regulares presenciais, com base na Resolução CoG 8754, de 26.02.2025: https://www.fau.usp.br/wp-content/uploads/2025/02/RESOLUCAO-No-8754_-Exercicios-Domiciliares-e-abono-de-faltas-na-graduacao.pdf , que dispõe sobre o regime de exercícios domiciliares e abono de faltas na graduação.
Este recurso é garantido aos alunos regulares de graduação, observando-se as especificidades da concessão, estabelecida pela Resolução.
O aluno deverá preencher o formulário de Requerimento atividade domiciliar – FAUUSP e enviá-lo devidamente preenchidos, contendo tda as informações solicitadas e assinaturas exigidas para servgrad@usp.br.
A primeira via do diploma de graduação é gratuita e emitida ao término do curso de graduação. Para emissão o interessado deve enviar arquivos digitais, de boa resolução, individuais, em pdf, legíveis, sem cortes, emendas ou rasuras dos seguintes documentos:
Os arquivos devem ser enviados para o endereço: diplomasfau@usp.br. O prazo médio para emissão do documento é de 90 (noventa) dias.
Não há custos para a emissão da primeira via do diploma.
O interessado em ingressar como aluno especial deverá fazer sua inscrição mediante apresentação de requerimento por meio de Formulario-de-Inscricao-2o-semestre-de-2025 (3), dias 1 e 2 de agosto de 2025, juntamente com os seguintes documentos:
I. cópia do documento de identidade (não será aceita a CNH);
II. cópia do certificado de conclusão do Segundo Grau ou equivalente;
III. CPF
IV. comprovante de residência
A inscrição será feita eletronicamente e os documentos devem ser enviados em arquivos individuais, de boa resolução, sem emendas, recortes ou rasuras para o endereço: servgrad@usp.br.
O candidato a Estudante Especial poderá cursar até 12 (doze) créditos, poderá apresentar inscrição para tantas disciplinas quanto desejar porém, no momento da matrícula, deverá escolher até 12 créditos para cursar.
Ao final do semestre, após o devido cadastro, será fornecido o histórico escolar contendo frequência e nota referentes a presença e aproveitamento do aluno na(s) disciplina(s) cursadas.
Emerson dos Santos Lima
Chefe Administrativo de Serviço
Equipe:
Fernando Gabriel de Abreu
Chefe Substituto
Regina Pires Moreira
Técnica Acadêmica
Simone Maria de Toledo
Estágios
Contatos:
servgrad@usp.br
+55 (11) 2648 0889
+55 (11) 3091 4516
+55 (11) 3091 4520
+55 (11) 3091 4815
Atendimento ao público:
Atenção: De segunda a sexta-feira:
(Exceto feriados, pontos facultativos e pontes de recesso).